Convenhamos, lidar com a pressão em rede social profissional nem sempre é fácil. Há dias que nos sentimos desanimados com algumas coisas do trabalho, e entrar em um LinkedIn e ver a “perfeição” ali apresentada pode ser bem doloroso.
Por isso, neste texto nós trouxemos algumas reflexões com o intuito de quebrar essa imagem de perfeição que as redes profissionais podem tentar transparecer.
Acompanhe e venha fazer essa autoanálise conosco!
Como lidar com a pressão em rede social profissional?
Antes de qualquer coisa, você deve entender por que está sentindo pressão em rede social profissional. Você se sente inferior? Sente-se injustiçado no seu trabalho? Sente angústia na suposta perfeição alheia? Pense sobre isso.
Entender o que a angústia está lhe contando é um passo importante para lidar com isso com mais leveza e tranquilidade.
1. As pessoas mostram o que há de melhor
Nas redes sociais, naturalmente as pessoas mostram o que há de melhor em si mesmas. E quando elas não encontram esse “melhor”, podem buscar o apoio de filtros e edições para isso.
Porém, além da imagem do rosto e das vestimentas, a pressão em rede social profissional caminhe por outros lados: a satisfação com o trabalho, por exemplo.
Mas, novamente, a ideia de mostrar o que há de melhor ainda se mantém de pé. Mostra-se o melhor ambiente de trabalho, a melhor atividade do dia, o melhor colega, etc.
2. Ninguém comercializa defeitos
Você já viu, alguma vez, alguém comercializando os defeitos de alguma coisa? Bem, acreditamos que não… E se isso já aconteceu, havia um conceito e contexto por trás.
Isso significa que além de mostrar o que há de melhor, as pessoas também não mostrarão os seus auto defeitos nas redes sociais profissionais. Afinal, elas sabem que isso talvez não seja bem visto por alguns recrutadores, então elas deixam para falar dos defeitos em particular.
3. Não existe perfeição nesta vida
Antes de cair na pressão em rede social profissional, foque na ideia de que perfeição não existe. Se você está enxergando um trabalho perfeito na sua frente, pode acreditar que algumas coisas foram mascaradas e outras enaltecidas.
Pois uma coisa é certa: sempre haverá um defeito ou ponto negativo em um trabalho. Sempre. Trabalho não é férias na Disneylândia, e por isso iremos nos deparar com coisas ruins, volta e meia.
4. Faça sua imagem profissional por você
Cuide da sua imagem profissional focando no que faz sentido para você, e não no que você acha que as outras pessoas vão achar incrível.
A pressão em rede social profissional não deve ser aceita – busque manter a sua posição e os seus pensamentos, nunca focando nas críticas destrutivas.
5. Pare de se comparar – ninguém andou com as suas pernas
Por fim, e igualmente importante, a pressão em rede social profissional muitas vezes nasce porque você tem o costume de se comparar. Então, pare de fazer isso!
Ninguém pode ser comparado. Ninguém tem as mesmas armas e suportes. Então, por que comparar?
Mesmo que a sua vida pareça semelhante com a de alguém, isso não quer dizer que vocês tiveram as mesmas oportunidades. Respeite a sua história e não permita que a pressão em rede social profissional mude a sua forma de se enxergar!