Presidente do Inep, Alexandre Lopes, é exonerado

Nesta sexta-feira (26), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo. A exoneração, publicada no Diário Oficial da União, tem a assinatura do ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto. No entanto, ainda não houve pronunciamento sobre o motivo da demissão e o substituto ainda não está definido.

O Inep é um órgão associado ao Ministério da Educação (MEC), sendo responsável pela realização de exames como o Enem e o Encceja, por exemplo. Lopes estava na presidência do órgão desde maio de 2019 e foi o quarto a passar pelo cargo no governo de Bolsonaro. Antes de Lopes, passaram pelo cargo Maria Inês Fini, que atuou como presidente do órgão no governo Temer, e Marcus Vinicius Rodrigues e Elmer Vicenzi. Contudo, ambos atuaram no órgão por um curto período de tempo.

Marcus Vinicius Rodrigues ocupou o cargo do dia 22 de janeiro até o dia 26 de março. Elmer Vicenzi assumiu a presidência do Inep em 15 de abril de 2019,  no entanto pediu demissão após 24 dias no cargo. Em 17 de maio Alexandre Lopes assumiu o cargo.

Antes de atuar em cargos públicos, Lopes se formou em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em direito pela UnB. Atuando desde 2006 em cargos públicos, o ex-presidente do Inep já trabalhou como subsecretário de Políticas Públicas na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Educação: Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.