Prefeitura realiza estudos para um novo Concurso Guarda de Maceió AL

Último concurso foi realizado em 2000; Planejamento de concurso deverá ser iniciado em breve

No estado de Alagoas, é grande a expectativa de realização do novo edital de concurso público para Guarda Municipal de Alagoas. A expectativa é para que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2022.

As informações foram passadas pelo secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, em entrevista à Rádio 98,3 FM, no último dia 31 de dezembro.

“A Guarda Municipal é o reflexo do abandono de várias gestões. Ela está aí com mais de 20 anos sem a realização de concurso público. Isso é um grande desafio. Muitas vezes queremos ampliar a capacidade de policiamento preventivo nas praças e áreas públicas, mas temos essas limitações. O que temos é o serviço voluntário indenizado, de modo que o guarda pode trabalhar na folga, e para isso ele é remunerado”, disse o secretário.

Segundo Thiago Prado, a Prefeitura Municipal  já identificou a necessidade de um novo concurso.

“O prefeito JHC já acenou que é interessante a realização do concurso e ele está sendo alvo de um estudo interno pela Secretaria de Gestão e a Secretaria de Economia. Muito provavelmente teremos sim um concurso em nossa gestão”.

Atribuições 

Guarda deverá executar tarefas relativas à vigilância e fiscalização de áreas, efetuando rondas e desenvolvendo outros trabalhos requeridos, para evitar danos ao patrimônio municipal e promover a Segurança e a manutenção da ordem. Efetuar serviços de patrulhamento visando manter a segurança das áreas onde estiver atuando; controlar a movimentação de pessoas, observando, restringindo e proibindo a permanência irregular, avaliando os casos duvidosos em conjunto com outros guardas municipais; colaborar para manutenção da ordem e da segurança, dar apoio logístico ás ações e eventos da Prefeitura de Maceió; detectar anormalidade nas instalações prediais, identificando tipo de falha, verificando o local e terminal de registro, intervindo quando possível, para corrigir pessoalmente o problema e/ou providenciar socorro; prestar atendimento de emergência a funcionário ou integrante da comunidade; entre outras atividades.

Informações do concurso

Concurso: Guarda de Maceió AL
Banca organizadora: a definir
Vagas: a definir
Escolaridade: a definir
Remuneração: a definir
Inscrições: a definir
Taxa de Inscrição: a definir
Provas: a definir
Edital: previsto 2022

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.