Preços dos combustíveis devem seguir em alta durante 2021 - Notícias Concursos

Preços dos combustíveis devem seguir em alta durante 2021

Os brasileiros devem se preparar para aumento de preços em 2021. O ano ainda está no início, mas os combustíveis já passaram por vários reajustes. E seu preço deve continuar subindo. Em 2021, a gasolina vendida nas refinarias, pela Petrobras, já acumula alta de 22%. Já o diesel acumula alta de 10,7%. Na bomba, o valor e aumento são ainda maiores, já que o preço tem acréscimo de impostos e margens de lucro de revenda e distribuidoras.

A energia elétrica dos brasileiros também deve encarecer. Em 2021, as tarifas podem apresentar crescimento de 13%. A informação foi dada por André Pepitone, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa TR Soluções calculou e previu aumento de 14,5%, em média, no Brasil. Mas no Centro-Oeste, os cálculos indicaram aumento que pode ser de mais de 21%.

De acordo com Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Lubrificantes e Combustíveis (Sindicombustíveis-DF), estoques que os postos compraram antes do reajuste de preço da Petrobras já foram todos utilizados. “Vendo, em média, 10 mil litros por dia. Porém, ontem (terça-feira), vendi 15 mil litros porque os clientes sabiam que viria aumento”, disse ele ao Correio Braziliense.

O preço ditado pela Petrobras leva em conta o câmbio e o valor do barril de petróleo. Essas duas variáveis estão em alta. Por isso, há aumento no valor dos combustíveis. A conta de luz tem ainda mais agravantes. Essas contas possuem alta incidência de impostos, com a alíquota do ICMS variando entre 25% e 35% dos estados. Há também política incluindo vários encargos e subsídios divididos entre todos os consumidores brasileiros por tarifa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?