Precificação de serviços – O que considerar?
O cliente quer o serviço pelo menor preço, enquanto o serviço pode levar mais tempo do que o combinado. Sendo assim, como acertar na precificação dos seus serviços?
Como precificar seus serviços?
A definição de preços e serviços é um pouco difícil para empresas de qualquer porte e segmento. Assim sendo, a precificação pode exigir muitas análises.
Muitos prestadores de serviço não têm certeza se deve precificar o seu trabalho por demanda ou mensalmente.
Inconstância entre a demanda e a oferta
A volatilidade do mercado, a inconstância do fluxo de capital impede muitas vezes de calcular os riscos do ambiente.
Ao precificar serviços de forma subjetiva corre risco de perder clientes para a concorrência.
Serviços baseados no gosto do cliente são mais difíceis de serem precificados, uma vez que não são baseados em estratégia de mercado.
Tempo ou Serviço finalizado?
O cliente escolhe o prestador pela estética do serviço e pelo preço. Entretanto, nesse tipo de serviço a demanda pode retornar ao prestador muitas vezes, e isso pode impactar na precificação.
Para precificar um serviço é necessário que leve em consideração o serviço e o tempo de execução.
Serviços exclusivos
Assim sendo, em serviços de personalização como um logotipo, por exemplo, o tempo de variar muito entre horas ou até meses.
Fica difícil precificar corretamente pelo serviço, uma vez que não há uma ferramenta exata para ajudar no valor justo pelo serviço.
O cliente não vai pagar pelo seu tempo, para ele é só um logotipo. Nesses casos para fidelizar o cliente precisa encontrar um equilíbrio entre a mão de obra e o serviço finalizado.
Não desgaste o relacionamento
Para não causar um desgaste no relacionamento com o cliente é preciso transparência na hora da contratação. Assim minimiza a possibilidade de ter o contrato cancelado, por exemplo.
Para evitar esse tipo de situação precisa atuar na negociação. Por isso é preciso limitar ao cliente o número de revisões e fazer um acompanhamento pó-venda do serviço.
Assim pode justificar a sua precificação pelo valor do serviço prestado.
Negocie pacotes
Ainda poderá combinar o seu cliente um valor por pacotes de serviços. Todavia, para ter sucesso nesse tipo de negociação mostre ao cliente o valor dos serviços.
Pode fazer isso mostrando os valores separados e o quanto está dando de desconto.
Precificar serviços pede equilíbrio entre valorizar o serviço prestado e agradar o cliente para que ele volte. Para não desvalorizar seu produto, invista no marketing digital.
Analise a concorrência e não cobre muito abaixo do que analisou, pois assim poderá baixar o valor do serviço no mercado, o que não é viável para nenhum prestador.