Prazo oficial para emissão do novo RG é estabelecido: descubra em quais estados o documento já está disponível

O Governo Federal anunciou uma prorrogação adicional do prazo para a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), popularmente conhecida como o Novo RG.

Agora, os cidadãos têm até o dia 11 de janeiro de 2024 para se adequarem ao formato atual do documento. Portanto, estendendo o prazo que inicialmente estava previsto para 6 de março e depois prorrogado para 6 de novembro.

A prorrogação do prazo reflete a complexidade do processo de implementação do Novo RG em todo o país.

Até o momento, aproximadamente 11 estados iniciaram a emissão do documento, e a extensão do prazo pretende garantir que todos os brasileiros tenham a oportunidade de obter o documento sem inconvenientes.

O documento foi lançado com duas versões distintas, uma digital e outra física, proporcionando maior flexibilidade aos cidadãos.

Vale a pena lembrar que o antigo modelo de RG era emitido por cada estado ou pelo Distrito Federal, contendo um número próprio. Portanto, uma única pessoa poderia possuir até 27 versões distintas do documento, cada uma com um número único.

Na versão atual do Novo RG, não é atribuído um número exclusivo, sendo utilizado o número de CPF para identificação do indivíduo.

Para saber maiores informações sobre o documento, continue a leitura do texto.

Projeto do Novo RG apresenta inovações significativas

Novo RG
Emissão do novo RG tem prazo prorrogado para a implementação nacional. Imagem: Grupo Independente.

O RG está prestes a receber uma reformulação que o tornará verdadeiramente único em todo o país.

Além da tradicional versão física, o Novo RG será acompanhado por uma versão digital equivalente, disponível no portal Gov.br. Com isso, estará mais acessível e prático para os cidadãos.

Uma das características mais notáveis deste documento é a sua capacidade de se adaptar às demandas tecnológicas modernas. Um simples leitor de QR Code pode facilmente acessar todas as informações contidas no documento.

Essa implementação tecnológica aprimorada simplifica significativamente a verificação de informações e a autenticidade do documento, tornando-o mais seguro e eficiente.

Além de incluir os dados pessoais dos cidadãos, o Novo RG trará informações adicionais de grande importância.

Entre essas informações, constarão o grupo sanguíneo do portador, seu status de doador de órgãos, a inclusão do nome social, e diversas outras informações relevantes.

Ademais, também exibirá o nome do estado que emitiu o documento e o órgão responsável por essa emissão, como, por exemplo, a Secretaria de Segurança Pública.

Portanto, esse avanço na documentação de identificação proporciona uma ferramenta mais completa e abrangente. Com isso, promovendo uma identificação mais precisa e facilitando o acesso a serviços públicos e privados de maneira mais eficiente e inclusiva.

Você pode se interessar em ler também:

Saiba os detalhes que compõem esse novo documento

O Novo RG passou por uma transformação substancial, com o objetivo de proporcionar um documento mais abrangente e funcional para os cidadãos.

Este novo modelo inclui o nome completo do portador, bem como, quando apropriado, o nome social, promovendo assim a inclusão e o respeito à diversidade.

Além disso, a nova identidade incorpora elementos essenciais para uma identificação precisa, como o CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade. Isso simplifica o processo de apresentação de documentos em diversas situações cotidianas.

Outra característica é a opção de incluir a assinatura do titular, o que pode ser um toque pessoal e autêntico.

Contudo, essa inclusão é totalmente opcional, considerando as necessidades de indivíduos que são analfabetos, têm alguma deficiência ou estão temporariamente incapacitados.

Assim, essas melhorias na Novo RG representam um avanço significativo na busca por um documento mais inclusivo e funcional.

Uma modernização tecnológica notável é a adição de um QR Code à nova carteira de identidade. Portanto, essa inovação proporciona uma camada adicional de validação e facilita verificações eletrônicas.

O Novo RG ainda inclui uma característica importante: ele incorpora um código de padrão internacional denominado MRZ, que é comumente empregado em passaportes. Dessa maneira, essa adição eleva o RG a um novo patamar, conferindo-lhe status de documento de viagem.

No geral, essa atualização na carteira de identidade não apenas aprimora a identificação pessoal, mas também adiciona camadas de segurança e utilidade, tornando-a uma ferramenta mais completa e valiosa para os cidadãos.

Qual o prazo de validade para o Novo RG?

Para cidadãos com idade entre 0 e 12 anos, o Novo RG terá uma validade de 5 anos. Assim, proporcionando uma atualização regular para acompanhar o crescimento e as mudanças dessa faixa etária.

Aqueles com idades entre 12 e 60 anos a validade será estendida até 10 anos. Dessa maneira, oferece uma maior comodidade, exigindo menos renovações frequentes.

E a partir dos 60 anos, a validade do Novo RG se torna indeterminada, proporcionando uma solução prática para a população idosa.

Com isso, eliminando a necessidade de renovações periódicas e permitindo que eles se concentrem em outros aspectos de suas vidas com mais tranquilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.