Você pode direcionar valores para uma poupança como um hábito. Sendo assim, a poupança pode ser conceituada como resultado de um processo pessoal resolutivo, e, por muitas vezes, não linear.
Poupança: resultado de um processo pessoal resolutivo
É comum que muitas pessoas adiem a necessidade do planejamento financeiro, pois não podem direcionar valores fixos para a poupança. No entanto, você pode adotar a poupança como hábito e elaborar um planejamento financeiro que seja flexível.
Direcione valores de maneira faseada
Dessa forma, você poderá direcionar os valores de maneira faseada, focando em novos hábitos comportamentais para que você modifique o seu modelo de consumo; o que pode ser muito resolutivo em longo prazo.
Faça uso de ferramentas de gestão e separe seus custos entre fixos e variáveis
Sendo assim, faça uso de ferramentas de gestão e separe seus custos entre fixos e variáveis. Posteriormente, você pode avaliar a necessidade de realizar trocas financeiramente viáveis.
Trocas financeiramente viáveis
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de tarifas. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do serviço. No entanto, dentro do modelo de planejamento financeiro flexível, é importante que você guarde na poupança o valor que seria referente ao pagamento da taxa mensal do seu cartão ou conta bancária.
Uma maneira tangível de você visualizar o resultado do seu processo
Certamente, você irá guardar valores baixos, no entanto, essa é uma maneira tangível de você visualizar o resultado do seu processo. Assim sendo, com o passar do tempo, você poderá adicionar valores cada vez mais elevados na sua poupança.
Além disso, poderá modificar suas metas em curto, médio e longo prazo. O mais importante é que você observe o seu próprio comportamento e direcione o seu processo pessoal.
Questione naturalmente os seus impulsos de compra
Certamente, você pode obter sucesso, ainda que seu fluxo financeiro pessoal ocorra de forma não linear. Por isso, é importante que você tenha paciência com o seu processo para que você não faça da poupança um sacrifício pontual, e sim um conceito de hábito de consumo; ao passo que você poderá controlar naturalmente os seus impulsos de compra e planejar suas finanças de forma flexível.
Não abdique do controle de suas finanças
Sendo assim, adapte os pontos citados para que você possa controlar suas finanças pessoais. Visto que, ao abdicar do controle de suas finanças, você deixa de registrar fatos que ocorrem na sua rotina, independentemente do seu planejamento.