Poupança: realize uma reserva de emergência de forma natural – veja dicas

Viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal, por isso, é importante se atentar a alguns pontos. Veja dicas relevantes!

Viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal, por isso, é fundamental realizar um planejamento financeiro com a finalidade de direcionar valores para que possa alcançar suas metas, com a finalidade de fasear seus objetivos.

Novos hábitos e a poupança 

Primeiramente, é importante que você direcione valores para uma poupança, ainda que sejam valores baixos, pois estará criando um novo hábito. Sendo assim, analise os seus hábitos atuais de rotina, para que saiba quais destes podem ser modificados.

Conforme citamos anteriormente, sabemos que é muito importante para viabilizar um planejamento financeiro que verifique seus hábitos de consumo dentro da sua rotina. 

Pequenas economias domésticas

Dessa forma, faça uma análise sobre quais são os pontos que podem ser melhorados através de pequenas economias domésticas. Assim sendo, sempre que economizar, direcione os valores para uma poupança.

É importante ressaltar que ainda que uma pessoa esteja endividada, deve realizar um planejamento financeiro. Assim sendo, sempre  focando em suas metas, ainda que a sua primeira meta seja viabilizar acordos financeiros.

É importante separar seus custos fixos de seus custos variáveis

Além disso, é importante separar seus custos fixos de seus custos variáveis para que faça controles de rotina. Ao passo que esse controle pode ser feito através de um aplicativo, ou ainda, por meio de uma ferramenta específica para planejamentos, como o Trello, por exemplo.

Faça trocas viáveis 

Por conseguinte, você pode verificar possíveis mudanças em sua rotina que possam gerar economia. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Bem como, você pode realizar essa troca no que diz respeito a sua conta bancária, já que as fintechs oferecem produtos bancários qualificados com ausência de tarifas. No entanto, é fundamental direcionar os valores economizados para a sua poupança.

A poupança deve ser um hábito na sua rotina, por isso, direcione os valores economizados, ainda que sejam baixos. Pois, em um primeiro momento, você deve focar no hábito de poupar e não exatamente nos valores poupados.

Realize uma reserva de emergência de forma natural

A reserva de emergência é um ponto importante que consiste em se preparar para gastos que surgem sem aviso prévio. Normalmente, a orientação é de que essa reserva seja 6 (seis) vezes o valor dos gastos fixos mensais. 

Porém, mesmo que não consiga guardar esse montante, é importante a conscientização de que, mesmo que sejam valores menores do que os valores recomendados, ainda assim, deve existir saldo para essa finalidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.