Poupança: processo de planejamento financeiro adaptável

Elabore uma poupança como um processo de planejamento financeiro adaptável e flexível. Confira algumas dicas!

A poupança pode direcionar diversos objetivos pessoais, sendo um fator fundamental dentro de um planejamento financeiro. Entretanto, é comum que muitas pessoas negligenciem essa objetividade por diversos fatores.

Poupança: processo de planejamento financeiro adaptável

Ao negligenciar a poupança você está abdicando de um controle relevante para a sua vida de forma geral. Visto que a poupança permite que você alcance diversos objetivos e o planejamento financeiro pessoal se refere apenas a um registro de algo que já ocorre na sua vida financeira.

Não abdique desse controle

Por isso, é importante que você não abdique desse controle, pois, ainda que a sua situação financeira não esteja positiva, é completamente possível revertê-la através de algumas pequenas mudanças contínuas e direcionadas.

Faça uma separação de seus custos fixos e variáveis

Sendo assim, faça uma separação de seus custos fixos e variáveis, criando uma espécie de mapeamento para que você obtenha o controle sobre a sua situação financeira. A partir desse momento, você poderá obter maior clareza sobre quais são as suas possíveis ações e sobre quais hábitos você pode modificar.

Trocas financeiras

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito comum por um cartão sem anuidade e gerar economia referente ao valor da tarifa. Certamente há diversas opções pertinentes ao seu estilo de vida. No entanto, pequenas mudanças podem ser resolutivas, considerando um longo prazo. Além disso, realizar esse mapeamento pode te direcionar para melhorar a sua definição de metas.

Coloque o seu foco em seus hábitos de consumo e no seu comportamento de rotina

É muito importante em um planejamento financeiro pessoal que você coloque o seu foco em seus hábitos de consumo e no seu comportamento de rotina. Pois, dessa forma, você criará um caminho mental que será de extrema valia para que você tenha um relacionamento positivo com o seu dinheiro, ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Utilize ferramentas de gestão 

Sendo assim, faça o controle de sua rotina através de ferramentas de gestão e questione seus impulsos de compra. Certamente ao direcionar valores baixos para a sua poupança você estará criando o hábito de guardar; o que fará com que você tenha um comportamento de consumo mais resolutivo, ainda que seja dentro de um processo de faseamento do seu plano.

Dessa forma, você poderá criar um hábito de gerar um valor fixo para a sua poupança, conforme suas finanças melhorarem. Por isso, essas dicas são adaptáveis aos seus objetivos e à sua realidade financeira. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.