A poupança pode ser o resultado de um processo pessoal flexível e planejado que considere seus objetivos em longo prazo.
Poupança: planeje suas finanças e defina suas metas
É muito importante que você faça um planejamento financeiro que contemple suas metas pessoais. Por isso, é fundamental que faça um planejamento direcionado para a sua situação financeira atual.
Analise o seu cenário financeiro atual
Faça uma espécie de mapeamento de suas finanças, considerando os seus custos fixos e variáveis. Desse modo, você pode observar com maior clareza o seu cenário atual e analisar quais são os seus hábitos que podem ser modificados.
Foque não frequência de depósitos e visualize o seu processo de forma tangível
Quando a poupança é conceituada de forma habitual, ela se refere ao fato de você guardar dinheiro e não exatamente ao valor monetário. Por isso, quanto mais vezes você depositar valores na poupança, maior será a visualização tangível do seu processo.
Faça mudanças econômicas
Sendo assim, é relevante que você alimente esse hábito e não foque nos valores, ao menos no início do processo. Posteriormente, você poderá modificar esse processo e guardar valores fixos. No entanto, no início é muito importante que você tenha a poupança como o resultado de uma mudança comportamental.
Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção isenta de tarifas, e direcionar os valores que seriam referentes ao pagamento das taxas do cartão para a sua poupança.
Crie novos caminhos para a sua relação com suas finanças pessoais
Certamente, você irá economizar valores baixos. No entanto, ao modificar seus hábitos, você cria caminhos importantes para o seu futuro. Sendo assim, não se cobre excessivamente e conceitue a poupança como um hábito, ainda que você faça mudanças de maneira não linear.
Estude outras opções de investimentos
Certamente, essa mudança será de grande valia para que você alcance seus objetivos em longo prazo e diversifique suas opções dentro do mercado de investimentos de modo seguro e planejado. Portanto, é importante que você conceitue a poupança como um hábito para que você questione seus impulsos de compra e planeje através de pequenas mudanças.
Faça um planejamento específico para diversificar suas opções
Visto que dentro do mercado de investimentos há muitas opções de renda fixa que podem elevar a sua rentabilidade. Entretanto, assim como o planejamento inicial, o planejamento para que você se torne um investidor deve ser feito de maneira faseada e planejada.