Poupança: planeje suas finanças com base no seu comportamento de consumo - Notícias Concursos

Poupança: planeje suas finanças com base no seu comportamento de consumo

É possível viabilizar uma poupança através do direcionamento flexível do seu planejamento financeiro pessoal. Veja dicas!

É possível viabilizar uma poupança através do direcionamento flexível do seu planejamento financeiro pessoal. Para isso, você deve ter clareza sobre a sua situação financeira atual.

Poupança: planeje suas finanças com base no seu comportamento de consumo

Separe seus custos entre fixos e variáveis. Dessa forma, você poderá identificar quais são as possíveis mudanças que podem ser feitas para que você direcione valores para uma poupança.

Dentro do conceito de flexibilidade da poupança, é muito importante que você tenha foco no seu comportamento de consumo; já que as suas metas iniciais não devem focar em valores monetários. Dessa forma, você irá realizar mudanças sustentáveis e direcionar valores com frequência para a poupança.

Visualize o seu processo de forma tangível

O direcionamento dos valores para a poupança pode criar uma visualização tangível de extrema relevância para o seu planejamento. Por isso, é relevante que você poupe todos os valores economizados, ainda que sejam valores irrisórios.

Faça trocas econômicas

Você pode trocar seu cartão de crédito atual por uma opção sem tarifas, bem como, você pode trocar a sua conta bancária comum por uma conta bancária digital; haja vista, as ofertas que as fintechs oferecem ao cliente, em sua maioria, com isenção total de tarifas.

Dentro do conceito de poupança flexível, é importante que você direcione os valores economizados para essa finalidade. Dessa forma, você estará reforçando hábitos que serão de extrema importância para seus planejamentos futuros.

Poupe todos os valores economizados

Além disso, é importante que você insira novos hábitos na sua rotina de maneira orgânica. Por isso, não modifique a sua rotina de forma radical. Ao trocar o cartão de crédito por uma opção sem tarifas, por exemplo, você irá gerar economia sem abdicar de um serviço bancário. Sendo assim, você pode realizar pequenas trocas que gerem economia doméstica de maneira faseada.

A poupança pode ser o resultado de pequenas mudanças, e, portanto, você não deve focar em obter valores quantitativos consideráveis no início do seu processo.

Tenha paciência o seu processo

Entretanto, é muito importante que você não se cobre excessivamente para que você corrobore essa mudança comportamental. Com o passar do tempo, você poderá modificar valores de forma fixa e definir metas mais elevadas. 

Contudo, é muito importante que você não faça desse fluxo financeiro  uma fonte de autocobrança; já que, dessa maneira, você tende a abandonar todo o seu processo. Sendo assim, não abdique de controlar suas finanças e seja flexível também com o seu próprio direcionamento. Certamente, você obterá resultados consideráveis em longo prazo.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?