A poupança pode ser conceituada como um hábito para que realize um planejamento financeiro que considere suas particularidades. Para isso, é necessário separar suas metas e realizar o seu processo de maneira faseada.
Poupança: planeje o seu fluxo financeiro pessoal
Muitas pessoas abdicam da poupança quando não podem direcionar valores elevados e fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível que viabilize uma poupança através de um planejamento financeiro estruturado e eficiente.
Defina metas e separe seus custos
Separe suas metas entre curto, médio e longo prazo. Dessa forma, poderá elaborar uma poupança de maneira direcionada. Além disso, é importante que tenha clareza sobre o seu cenário financeiro atual, por isso, é relevante que faça a separação de custos, considerando os seus gastos fixos e variáveis.
Analise seus hábitos de consumo
Analise na sua rotina o que pode ser modificado, já que é importante que foque nos seus hábitos comportamentais para que a poupança seja um conceito na sua rotina habitual, e não o seu único objetivo dentro de um processo de planejamento financeiro.
Por exemplo, é possível trocar o cartão de crédito atual por uma opção oriunda de uma fintech, considerando que a maioria das fintechs oferecem serviços bancários sem tarifas para o cliente final.
Faça trocas econômicas
Ao realizar as trocas financeiramente econômicas, ainda que sejam economizados valores irrisórios, é importante direcionar todos os valores economizados para a sua poupança. Certamente, irá economizar valores baixos, no entanto, estará reforçando um hábito muito importante para que construa uma relação positiva com suas finanças em longo prazo.
Estude outras opções de renda fixa
Posteriormente, é viável refazer o seu processo considerando metas mais elevadas e outras opções de investimentos. Visto que é possível estudar o mercado de investimentos e conhecer outras possibilidades, dentre as opções de renda fixa.
Contudo, independentemente de a poupança ser a sua única opção de investimento ou um conceito na sua rotina no que tange aos seus hábitos de compra e consumo, é importante que foque no objetivo de realizar um planejamento financeiro.
Não abdique de controlar suas finanças
Visto que ao deixar de controlar suas finanças, estará deixando de controlar fatos que ocorrem na sua rotina. Sendo assim, faça as devidas adaptações dos pontos citados e direcione uma poupança de maneira objetiva, questionando naturalmente suas influências de compra e construindo uma relação sólida e positiva com suas finanças para que seus objetivos sejam alcançados, ainda que o seu fluxo ocorra de forma não linear.