É necessário que você direcione valores para a sua poupança, ainda que tais valores sejam irrisórios. Para isso, você deve ter clareza sobre o seu momento financeiro ao realizar um planejamento financeiro adaptado.
Planejar suas finanças é extremamente relevante para que você possa realizar um controle sobre sua rotina; já que ao abdicar da poupança e do seu planejamento financeiro, você abdica de registrar fatos que estão ocorrendo na sua rotina, independentemente da sua situação financeira atual. Por isso, é aconselhável que você faça um planejamento flexível, ou seja, com foco em seus hábitos de consumo e não com o foco em valores direcionados para a poupança.
Ao criar um planejamento financeiro pessoal com foco em seus hábitos, você pode mudar comportamentos importantes para que você crie um fluxo financeiro positivo, ainda que você entenda o seu planejamento como resolutivo apenas em longo prazo.
Você pode utilizar o Trello, aplicativos ou planilhas comuns para realizar uma espécie de mapeamento. Dessa forma, você poderá separar seus custos fixos e variáveis, realizando a definição de metas iniciais.
O diferencial de um planejamento financeiro com foco em seus hábitos requer que você direcione todos os valores economizados para a sua poupança. No entanto, possivelmente serão valores baixos e você deverá conceituá-los como uma espécie de simbologia de sua mudança comportamental.
Pois, ao visualizar os valores na sua poupança, você estará obtendo um resultado tangível de uma mudança de percepção; o que pode criar um caminho mental positivo para que você possa lidar melhor com o seu dinheiro. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional e uma conta bancária por opções ofertadas por fintechs; já que as fintechs oferecem produtos bancários isentos de taxas.
Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do serviço. Por conseguinte, dentro do conceito flexível do seu planejamento, todos os valores economizados devem ser direcionados para a sua poupança.
Posteriormente, você poderá fazer o seu planejamento definindo metas mais agressivas e direcionando valores mais elevados para a sua poupança. Entretanto, como estamos focando em hábitos de consumo dentro de uma situação financeira desfavorável, é importante que você planeje considerando suas primeiras metas como mudanças comportamentais.
Dessa forma, você estará mais aberto para uma mudança mais significativa. Por isso, é importante que você faça um processo faseado para que você possa encarar o seu próprio comportamento sem que isso seja um fator de autocobrança excessiva.