Você pode viabilizar uma poupança de forma orgânica e segura através de um planejamento financeiro que contemple suas necessidades atuais de forma flexível.
É comum que muitas pessoas abdiquem da poupança, pois não podem direcionar valores fixos para essa finalidade. Entretanto, é possível que você faça uma poupança com foco em seus hábitos de compra e consumo, de modo que direcione valores frequentemente, ainda que sejam valores irrisórios.
Ao direcionar valores para a poupança de forma frequente, você tende a alimentar um processo positivo que pode ser fundamental para as suas finanças em longo prazo. Por isso, você pode focar na sua mudança de comportamento no que tange aos seus hábitos de compra e consumo dentro de um processo planejado.
É possível que você faça trocas dentro da sua rotina. Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito atual por um cartão de crédito sem anuidade. Dessa forma, você gera economia sem abdicar do serviço bancário. Assim sendo, dentro do seu conceito de poupança planejada, você deve direcionar o valor para essa finalidade.
Ao realizar pequenas trocas você deve direcionar todos os valores para a sua poupança. Dentro desse conceito flexível, você irá direcionar valores baixos. Entretanto, você estará visualizando de forma tangível a sua mudança comportamental.
Posteriormente, você poderá modificar suas metas e direcionar valores fixos. Além disso, é possível que você estude o mercado de investimentos e diversifique suas opções para além da poupança. Todavia, o conceito de flexibilidade se refere exatamente a você mudar seus hábitos de forma sustentável e saudável financeiramente.
É importante que você não abdique da poupança dentro de um planejamento financeiro flexível. Já que, ao abdicar de controlar suas finanças, você deixa de controlar algo que está ocorrendo na sua rotina.
Sendo assim, quanto antes você encarar a sua situação e se apropriar deste controle, maiores serão suas chances de sucesso. Entretanto, tenha cuidado para que esse processo não se torne um fluxo excessivo de autocobrança.
Visto que, dessa forma, você tende a abandonar o seu planejamento financeiro. Por isso, a flexibilidade deve ser referente aos valores guardados e também deve ser um conceito pessoal na sua forma de lidar com sua situação financeira.