Economia

Poupança: novos hábitos e foco no processo

Para que você possa alimentar novos hábitos e viabilizar uma poupança de forma direcionada, é importante que você faça um planejamento financeiro, de modo que direcione suas metas para que você alcance resultados assertivos em longo prazo. 

Poupança: novos hábitos e foco no processo

Além disso, pode ser importante que faça trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade.

Dentro de um plano de finanças centralize os seus gastos através de um único cartão

Sendo assim, você irá gerar economia naturalmente, pode ser importante dentro de um plano de finanças centralizar seus gastos através de um único cartão, assim sendo, irá aumentar o controle dentro da sua rotina.

Faça trocas viáveis e utilize ferramentas de gestão

Para que o seu controle fique mais facilitado, é possível que utilize ferramentas de gestão, como o Trello. Visto que são ferramentas que facilitam a definição de metas pessoais.

Dicas para os inadimplentes

Além disso, caso esteja inadimplente, é muito importante que você verifique a possibilidade de realizar acordos através do Feirão Serasa Limpa Nome, pois essa é uma oportunidade interessante para os clientes, pois o Feirão oferece descontos de até 90% para o cliente final.

Durante este mês de novembro, o Banco Central do Brasil organiza um mutirão para facilitar o pagamento de dívidas da pessoa física,  juntamente com a FEBRABAN; pode ser uma opção viável para o seu planejamento financeiro. 

Evite criar um ciclo de novo endividamento

No entanto, ressaltamos que é importante que você coloque essas parcelas dentro de planejamento financeiro pessoal. Visto que é arriscado criar um ciclo de novo endividamento, ao tentar pagar as suas  dívidas e esse processo pode ser bastante desgastante para o seu financeiro.

Reforce hábitos saudáveis financeiramente e viabilize a poupança

Sendo assim, ao elaborar um planejamento financeiro, o mais importante é que você reforce hábitos saudáveis financeiramente, evitando compras por impulso e poupando dentro da sua rotina, ainda que seja um processo não linear. Bem como, ainda que acredite que os valores baixos não devam ser poupados.

Ao focar em seus hábitos, o mais importante é reforçar o seu comportamento positivo, por isso, direcione todos os valores economizados.

O seu cartão de crédito não é uma renda extra

O seu cartão de crédito não é uma renda extra, não o utilize como uma extensão de suas finanças. Certamente, o cartão pode ser utilizado de modo consciente para que seja viável dentro de um planejamento, sendo um apoio positivo quando bem direcionado em seu fluxo financeiro.