É possível que você faça um planejamento financeiro pessoal e viabilize uma poupança, ainda que você não se encontre financeiramente favorecido. Entretanto, para isso você deve realizar um mapeamento de suas finanças e considerar a poupança como um conceito.
Poupança: novos conceitos no seu planejamento financeiro pessoal
O conceito da poupança dentro de um planejamento financeiro flexível é bastante simples; você deve considerar a poupança como um hábito e não exatamente como a caderneta do sistema financeiro. Sendo assim, você deve verificar seus hábitos na sua rotina, de modo que você possa gerar economia e direcionar os valores para a poupança.
Faça trocas financeiramente viáveis
Por exemplo, você pode trocar o seu cartão de crédito comum por uma opção de cartão de crédito isenta de tarifas, ao mesmo tempo em que você pode realizar essa troca no que diz respeito a sua conta bancária. Pois as fintechs oferecem serviços bancários qualificados sem tarifas; ao passo que você pode controlar tudo pelo aplicativo de forma simples e intuitiva.
Além disso, você também pode analisar trocas pertinentes ao seu estilo de vida. Por exemplo, você pode cancelar um canal de TV a cabo e assinar um streaming, como Netflix, Amazon Prime, Globoplay etc. Dessa forma, você estará mantendo os serviços, ao passo que estará gerando economia na sua rotina.
Foque em novos hábitos financeiros
No entanto, para que você possa colocar a poupança como um hábito na sua rotina, é importante que você direcione os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores baixos. Pois, lembre-se de que você está focando em adquirir novos hábitos. Por isso, cada valor guardado deve ser considerado como um passo para um novo caminho no seu fluxo financeiro pessoal.
Defina metas de maneira faseada
Posteriormente, você poderá redefinir suas metas e direcionar valores fixos para cada objetivo. Entretanto, ao menos no início do seu processo, é muito importante que você conceitue a poupança como um hábito. Pois esse hábito fará com que questione seus impulsos de compra.
Evite criar novos ciclos de endividamento
Sendo assim, a poupança se tornará um processo fluido na sua rotina; já que é mais importante que você adote o hábito da poupança, sem colocar o seu foco nos valores, a entender a poupança como um sacrifício pontual, o que fará com que você crie novos ciclos de endividamento. Portanto, o conceito sobre o hábito de guardar é fundamental dentro de um planejamento financeiro pessoal.