Economia

Poupança no Seu Planejamento Financeiro Pessoal

Viabilize uma poupança através do seu planejamento financeiro pessoal

É muito importante a viabilização de uma poupança dentro de um planejamento financeiro pessoal. No entanto, a sua viabilização pode ser uma dificuldade para muitas pessoas que estão endividadas.

Certamente o planejamento financeiro pessoal é importante para todas as pessoas, principalmente para as endividadas. Já que através de um planejamento assertivo é possível minimizar as dívidas até saná-las, ao passo que você atenda a sua demanda imediata e ampare os seus projetos futuros.

Controle sua rotina e direcione seus projetos

Para tal objetividade é necessário que você faça um mapeamento de sua situação financeira atual, considerando fatores atuais e anteriores. Ou seja, é importante que você considere seu planejamento financeiro para elaborar suas metas de longo prazo, ao passo que atenda às suas demandas através de um controle de rotina.

 Para isso, separe seus custos fixos de seus custos variáveis para que possa analisar quais são os seus hábitos que podem ser modificados sem ocasionar prejuízos. Inclusive, você pode realizar trocas financeiramente viáveis.

Cartão de crédito sem anuidade pode ser uma boa oportunidade de criar novos hábitos

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. 

Dessa forma, poderá economizar valores baixos ainda que pareça uma economia irrisória. Pois, em longo prazo esse comportamento modifica suas finanças.

Dessa maneira, todos os valores economizados devem ser direcionados para sua poupança. Uma vez que você deve alimentar da poupança como um hábito para que posteriormente, quando as suas finanças melhorarem, você possa direcionar valores cada vez mais elevados para essa finalidade.

Limite valores para pagar dívidas antigas

Sendo assim, dentro do seu planejamento é importante considerar suas dívidas atuais, ao passo que possa refinanciá-las, ainda que considere seus projetos atuais, limitando valores para essa finalidade.

Assim, posteriormente, poderá direcionar valores maiores. Pois, em seu planejamento é importante inserir um valor para renegociações. Já que assim você evita criar um novo ciclo de endividamento ao tentar pagar suas dívidas. 

Primeiramente, você deve adicionar valores em uma poupança em caráter de reserva de emergência. Posteriormente, poderá direcionar valores maiores para outros objetivos.

Analise seus hábitos nocivos

No entanto, o controle de rotina deve ser feito principalmente para que você questione seus hábitos de consumo e modifique hábitos que são nocivos financeiramente.

O controle de suas finanças pode ser um pouco difícil no começo, porém, é muito importante para que você crie um relacionamento saudável com o seu dinheiro e alcance seus objetivos em curto, médio e longo prazo.