Muitas pessoas deixam de planejar suas finanças quando não podem direcionar valores fixos para a poupança, entretanto, não é necessário abdicar dessa gestão quando a sua situação financeira não estiver de acordo com o seu controle.
O planejamento financeiro deve ser feito em uma situação de descontrole, visto que planejar é uma maneira de se apropriar de uma situação que não está alinhada com seus objetivos. Portanto, ao deixar de planejar a poupança por conta desse descontrole, a tendência é que o seu ritmo de controle aumente, de modo que não alcance seus objetivos.
No entanto, quando não há a possibilidade de direcionar valores fixos para a poupança, é necessário flexibilizar esse processo. Sendo assim, realizar um planejamento financeiro flexível é um modo de viabilizar a poupança de forma gradativa.
Primeiramente, pode ser viável utilizar um aplicativo de finanças para um controle financeiro eficiente. Posteriormente, defina suas metas em curto, médio e longo prazo, considerando que suas metas iniciais sejam referentes a mudanças comportamentais.
É relevante destacar que são mudanças simples, porém eficientes. Por exemplo, troque o seu cartão de crédito atual por uma opção sem anuidade, bem como troque a sua conta bancária comum por uma conta digital.
Ao realizar esse modelo de troca, irá gerar economia na sua rotina, ainda que os valores sejam irrisórios. O mais importante é que crie um processo para que a poupança seja resolutiva, portanto, você deve poupar todos os valores economizados.
Dessa forma, ao realizar esse processo, você poderá visualizar suas mudanças. Por isso, o seu foco inicial deve ser na frequência de depósitos. Assim sendo, poderá reforçar hábitos financeiramente saudáveis e positivos. Sendo assim, não é viável que abdique desse modelo de planejamento.
Lembre-se de que ao deixar de planejar suas finanças, estará deixando de controlar fatos que já ocorrem naturalmente. Portanto, realizar um processo flexível pode ser o melhor caminho para que alcance seus objetivos financeiros futuros.
Além disso, a poupança pode ser um conceito para questionar seus impulsos de compra e não o seu único objetivo; já que o mercado de investimentos oferece diversas opções de renda fixa, como o tesouro direto e o certificado de depósito bancário, sendo viável analisá-las através de um planejamento específico.