Economia

Poupança: crie um processo adaptável para a sua situação financeira

A poupança pode ser elaborada, ainda que a sua situação financeira não esteja positiva. No entanto, é importante que você tenha disciplina e adaptabilidade. Certamente, direcionar valores para uma poupança pode ser um desafio pessoal. No entanto, é possível que você elabore um planejamento para essa finalidade.

Poupança: crie um processo adaptável para a sua situação financeira

 De forma sucinta, a poupança é uma aplicação de renda fixa simples e bastante popular no Brasil. Embora a sua rentabilidade não seja muito elevada, o cidadão brasileiro tem a poupança como um investimento seguro por conta de uma cultura tradicional acerca da caderneta de poupança.

Outras opções de investimentos

Certamente, no mercado de investimentos há outras opções que podem ser mais rentáveis. No entanto, quando pensamos em guardar dinheiro, a poupança pode ser vista como um conceito e não exatamente uma caderneta de investimento, ou seja, você pode poupar valores em outras opções disponíveis no mercado financeiro.

Sendo assim, caso você tenha dificuldade para conseguir direcionar um valor fixo para a poupança, é importante que você conceitue a poupança como um hábito. Dessa forma, fica mais fácil para você criar um processo que seja realista quanto a sua situação financeira.

Separe e categorize seus gastos

Para isso, faça uma separação de seus custos, separando-os e categorizando-os por ordem de importância, de maneira que você possa verificar quais são seus custos fixos e quais são os variáveis.

Variável é um custo que pode ser melhor direcionado. Sendo assim,  tente reduzir gastos pequenos na sua rotina e verifique se há a possibilidade de você direcionar todos os valores oriundos dessas pequenas economias para a sua poupança.

Foco no hábito de guardar dinheiro

Lembre-se de que você está focando no fato de guardar dinheiro. Por isso, é importante que você guarde todos os valores, ainda que sejam irrisórios. Com o passar do tempo, você poderá direcionar um valor fixo mensal para essa finalidade. Além disso, você pode realizar algumas trocas gerando redução de custos, como produtos bancários, por exemplo.  

As fintechs oferecem cartão de crédito sem anuidade e conta digital com isenção total de tarifas. Sendo assim, essa é uma oportunidade para que você cancele a sua conta tradicional e guarde os valores que seriam referentes a tais pagamentos.

Dessa forma, você criará novos caminhos que modificarão a sua relação com o seu dinheiro e você terá a poupança como um  hábito de rotina. Por isso, é importante que você tenha foco em seus hábitos, ainda que eles sejam resolutivos considerando apenas um longo prazo.