Para que você possa direcionar valores para uma poupança organicamente, é necessário que você elabore um fluxo financeiro positivo, otimizando os seus processos pessoais.
Poupança: crie um planejamento financeiro através de novos hábitos
Para isso, você precisa criar um planejamento financeiro pessoal de forma direcionada e assertiva. Sendo assim, é importante que você separe seus custos fixos de seus custos variáveis de modo que você tenha clareza sobre quais são as possíveis ações que você pode tomar dentro da sua rotina.
Separe seus custos
De forma sucinta, são seus custos fixos os valores referentes as suas contas de consumo, como as contas de água, energia elétrica, telefone, internet, aluguel etc. Já os demais custos, são os seus custos variáveis.
A poupança requer que você tenha clareza sobre quais são os seus objetivos, considerando o curto, médio e longo prazo. Sendo assim, categorize por ordem de importância as suas objetividades, de modo que você possa alinhar seus processos de rotina até que alcance pequenas mudanças.
Faça mudanças financeiramente viáveis
As mudanças na sua rotina não precisam ser radicais, no entanto, qualquer mudança precisa ser sustentável. Sendo assim, você pode realizar trocas financeiramente inteligentes. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade.
Bem como, você pode realizar esse tipo de troca no que diz respeito a sua conta bancária, trocando uma conta bancária tradicional por uma conta bancária digital. Visto que as fintechs oferecem excelentes produtos bancários com um baixo custo-benefício.
Direcione os valores economizados para a sua poupança
Dessa forma, é importante que você direcione os valores economizados para a sua poupança, de modo que você alcance seus objetivos e fortaleça os seus novos hábitos pessoais.
Lembre-se de que o foco do seu planejamento financeiro é que a poupança se torne um hábito na sua rotina. Por isso, direcione valores baixos, desde que sejam valores oriundos de economias que você fez na sua rotina através das trocas viáveis ou através de desistência de compras por impulso.
Modifique seus hábitos e a sua relação com o dinheiro
Dessa forma, você estará criando um novo modelo mental no qual você se tornará uma pessoa econômica de maneira natural. Certamente essa mudança será de grande valia para o seu futuro.
Posteriormente, você poderá ajustar os valores destinados para a poupança. No entanto, ao adquirir novos hábitos você modificará a sua relação com o dinheiro, modificando assim o seu fluxo financeiro. No entanto, tenha paciência com o seu processo, visto que o seu planejamento pode ser resolutivo, ainda que não ocorra de forma linear.