É possível que você faça um planejamento financeiro pessoal que considere as suas necessidades de modo estratégico, ainda que você esteja em uma situação financeira negativa e não possa viabilizar uma poupança considerando valores fixos.
Para isso, você deve realizar uma separação entre seus custos fixos e variáveis, de modo que você obtenha clareza sobre qual é o seu cenário financeiro atual. Dessa forma, poderá verificar possíveis ações que possam gerar economia doméstica na sua rotina.
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por um cartão de crédito sem tarifas. Haja vista que as fintechs oferecem excelentes serviços bancários sem custos para o cliente. Da mesma forma, você pode trocar uma conta corrente comum por uma conta bancária digital.
Certamente, você deve verificar na sua rotina quais são as mudanças possíveis, considerando os serviços dos quais você usufrui no momento. Posteriormente, você pode selecionar valores fixos para a poupança. Entretanto, no início de seu planejamento financeiro, você deve colocar o foco em novas maneiras de economizar. Por isso, direcione todos os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam valores irrisórios.
Dessa forma, você estará criando um fluxo financeiro pessoal que será muito resolutivo para o seu futuro; já que você não estará conceituando o planejamento financeiro como um sacrifício pontual, e sim como uma forma de lidar com o seu fluxo financeiro. Decerto, será de grande valia para o seu futuro que você tenha a poupança como um hábito, e não como um plano feito ocasionalmente.
Posteriormente, você poderá revisitar o seu planejamento e elaborar uma poupança de modo fixo, considerando suas metas. Além disso, você pode obter a poupança com um hábito, ao passo que pode diversificar seus investimentos, já que são muitas as opções oferecidas no mercado considerando a renda fixa e até mesmo investimento inovadores, como as criptomoedas.
Entretanto, é relevante que você tenha o hábito de poupar e não abdique desse controle por meio de um planejamento financeiro flexível. Visto que ao abdicar de planejar suas finanças, você deixa de registrar um processo de rotina, o que dificilmente poderá te ajudar a modificar hábitos financeiramente nocivos.