A poupança não precisa ser um gargalo no seu planejamento financeiro, visto que ela pode ser parte do seu processo de forma flexível e adaptável.
Poupança: considere suas metas e planeje suas ações
Embora seja comum que muitos abdiquem da poupança quando não podem planejar o seu processo de forma objetiva, direcionando valores fixos para essa finalidade, esse comportamento pode ser extremamente prejudicial para o seu futuro, considerando suas metas e o controle de suas finanças.
Por isso, um planejamento financeiro flexível pode ser uma forma de criar um conceito objetivo para amparar o seu processo em longo prazo. Desse modo, a poupança passa a ser um conceito e um critério no questionamento de seus impostos de compra, e não o seu único objetivo dentro de um planejamento.
Processo simples e eficiente
Pode parecer complexo, mas esse processo é bastante simples. Basta realizar trocas dentro da sua rotina e gerar economia, ao passo que deve direcionar todos os valores economizados para a sua poupança, assim estará iniciando um processo flexível.
Ao visualizar os valores depositados, estará reforçando hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis; o que é primordial para o seu sucesso em longo prazo. Portanto, não foque nos valores monetários no início do seu processo. Visto que a tendência é que tais valores sejam irrisórios.
Trocas econômicas
É possível trocar o seu cartão de crédito tradicional por uma opção de cartão de crédito sem tarifas, por exemplo. Além disso, você pode trocar a sua conta bancária atual por uma opção digital. Sendo assim, estes são apenas alguns exemplos de como pode gerar economia, sem abdicar de serviços importantes na sua rotina.
Além disso, é válido destacar que a poupança não precisa ser a sua única opção dentro do mercado de investimentos, já que ela pode ser um conceito. Dessa forma, poderá direcionar valores para outras finalidades dentro das opções de renda fixa.
O tesouro direto é uma opção muito utilizada por quem deseja investir para uma reserva de emergência, por exemplo. Sendo assim, é necessário alinhar seus objetivos ao seu perfil de investidor e analisar as melhores possibilidades. Contudo, não abdique de um planejamento financeiro também para essa finalidade.
Adaptações
É muito importante que não abdique de viabilizar uma poupança organicamente na sua rotina, ainda que o seu processo ocorra de forma não linear. Visto que ao deixar de direcionar valores para a poupança, está deixando de controlar fatos que já ocorrem na sua rotina. Portanto, faça as devidas adaptações no seu processo e não deixe de criar um planejamento financeiro que considere suas particularidades.