A poupança pode ser planejada diretamente no seu plano de finanças pessoais, considerando sua situação atual e o foco em seus hábitos de compra e consumo.
Poupança: coloque o seu foco em mudanças habituais
Muitas pessoas negligenciam ou adiam uma poupança por conta de situações financeiras instáveis. Entretanto, é possível que você faça da poupança um hábito, ainda que a sua situação financeira esteja negativa. Isso porque é possível que você faça um planejamento financeiro com foco em seus hábitos de compras e de consumo; o que pode ser flexível dentro de um planejamento de metas pessoais.
Faça uso de ferramentas de gestão ou aplicativos
Sendo assim, é importante que você saiba quais são os seus custos fixos e os custos variáveis. Sugerimos que você faça um pequeno mapeamento de suas finanças utilizando ferramentas de gestão ou aplicativos. Dessa forma, poderá obter maior clareza sobre os seus gastos de rotina.
Realize trocas financeiramente positivas
Posteriormente, você pode verificar possíveis ações que impactam nos seus hábitos de consumo. Por exemplo, você pode verificar a viabilidade de realizar trocas financeiramente positivas na sua rotina. Sendo assim, você pode trocar um cartão de crédito comum por uma opção isenta de tarifas, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca no que diz respeito à sua conta bancária.
Isso porque as fintechs oferecem serviços bancários qualificados com isenção total de taxas para o cliente final. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar do serviço prestado.
Sendo assim, a partir desse exemplo, você pode verificar outras possibilidades dentro do seu estilo de vida. No entanto, dentro do seu planejamento financeiro flexível você deve direcionar os valores para sua poupança. Isso porque você está focando em novos hábitos e não exatamente nos valores poupados.
Se torne uma pessoa econômica naturalmente
Dessa forma, você poderá criar um caminho mental de grande valia para que você se torne uma pessoa econômica naturalmente. Por isso, coloque o seu foco em mudanças habituais, de maneira que tais mudanças sejam vistas como metas para que você possa focar em valores posteriormente.
Ampare os seus planos futuros
Certamente esse planejamento será importante para que você ampare os seus planos futuros e possa modificar suas metas. Entretanto, é importante que você tenha paciência com esse processo já que mudar hábitos pode ser difícil e requer disciplina. Além disso, tenha clareza sobre seus objetivos e entenda que o seu processo pode ser resolutivo, ainda que ele não ocorra de maneira linear.