Postura participativa no trabalho: Como desenvolver? - Notícias Concursos

Postura participativa no trabalho: Como desenvolver?

Você sabia que é possível desenvolver uma postura participativa no trabalho mesmo que você não tenha o costume de ser proativo? Pois é!

Para isso, algumas mudanças gradativas de comportamento devem acontecer. E como queremos lhe auxiliar nesse sentido, fizemos este conteúdo. Acompanhe e saiba mais!

Como desenvolver uma postura participativa no trabalho?

Para desenvolver uma postura participativa no trabalho é preciso, acima de tudo, fazer a sua autoanálise. Descubra como você tem sido no dia a dia: muito tímido? Muito calado? Ativo em algumas circunstâncias? Pense sobre isso.

Entender o seu comportamento atual é fundamental para conseguir incluir novas ações na sua rotina, concorda?

Faça alguns questionamentos, conheça o seu estilo de trabalho e depois siga para as dicas abaixo:

1. Comece com a escuta ativa

Entendido os momentos que você já consegue ter uma postura participativa no trabalho, como também, compreendido os momentos que isso não ocorre, é hora de começar pela escuta.

A escuta ativa lhe ajuda a absorver melhor todas as informações que as outras pessoas estão trazendo, e isso pode fortalecer os seus conhecimentos e, inclusive, as suas relações.

Como consequência, você tem mais atributos para opinar, auxiliar e incentivar as pessoas à sua volta, uma vez que compreende mais a fundo a realidade do que está acontecendo.

2. Procure fazer questionamentos quando não compreender

Não seja aquele tipo de pessoa que tem vergonha de perguntar algo que não entendeu… Afinal, pode ser mais constrangedor cometer um equívoco por fazer “sem saber”, do que perguntar e depois conseguir concluir a atividade com coesão.

Portanto, questione! Pergunte o que for necessário e lembre-se de usar a escuta ativa enquanto o outro fala.

Esse tipo de comportamento costuma ser visto como uma postura participativa no trabalho, uma vez que você está interessado em aprender, certo?

3. Estude e apresente os seus pontos de vista/argumentos

Estude e apresente os seus pontos de vista quando necessário. Ou seja, se uma nova forma de executar uma tarefa parece mais interessante, estude sobre ela e apresente isso no seu trabalho, com argumentos sólidos e convincentes.

Assim você demonstra a preocupação em melhorar os métodos e ações diárias, viabilizando o crescimento de todos. Consequentemente, cria uma imagem de postura participativa no trabalho.

4. Pesquise formas diferentes de executar uma tarefa

Seguindo a linha do que foi dito acima, lembre-se de que você pode sempre aprender algo novo e uma nova forma de executar determinada tarefa. Isso vai impulsionando a otimização do tempo de todos, além de demonstrar um comportamento proativo. Faça o teste!

5. Esteja perto das outras pessoas, quando possível, e aprenda com elas

Seja uma pessoa que constrói relações interpessoais interessantes no ambiente de trabalho. Isso vai lhe ajudar a aprender mais sobre diversas atividades, setores e demandas do trabalho.

Além disso, pode fazer com que você encontre oportunidades de participar e ajudar as outras pessoas em diversas circunstâncias, criando uma postura mais positiva e, obviamente, participativa.

Faça o teste seguindo essas dicas e veja como elas podem ajudar você! 🙂

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