No próximo dia 31 de maio, a Receita Federal deverá realizar o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda da pessoa física. Existe muita expectativa em torno desta liberação. Isso porque milhões de brasileiros deverão receber o saldo em suas contas.
O que boa parte dos contribuintes ainda não sabe, é que existe a possibilidade de antecipar os pagamentos da restituição do Imposto de Renda neste ano de 2024. Esta é uma possibilidade que pode ser considerada positiva sobretudo para as pessoas que precisam do dinheiro antes do prazo.
Como solicitar a antecipação da restituição
De acordo com especialistas, é possível solicitar uma antecipação do pagamento da restituição. A via mais comum para realizar este pedido é diretamente na sua instituição financeira. Vale frisar que grandes bancos já começaram a oferecer linhas de crédito para antecipar este pagamento.
Mas é preciso prestar atenção porque, normalmente, o banco pode subtrair uma parte do valor a ser recebido.
“Nada é de graça, tudo tem um preço. Por mais que as pessoas antecipem um crédito ao qual já têm direito, muitas vezes a pessoa tem que aguardar ainda alguns meses para conseguir acessá-lo. Então, normalmente, é pago um valor embutido em taxas de juros, administrativas e encargos que a instituição financeira vai cobrar”, pontua o educador financeiro Matheus Machado.
De todo modo, caso você realmente precise do dinheiro com antecedência, e esteja disposto a perder parte do saldo, então a solicitação pode ser feita sem maiores problemas. Para tanto, basta inserir o CPF no banco depois de realizar a declaração do Imposto de Renda.
Neste procedimento, a pessoa já consegue visualizar quanto teria direito. Ele também poderia verificar o tamanho do valor que poderia ser antecipado, e quais seriam as taxas a serem pagas.
“É melhor que as pessoas se planejem para que elas não precisem recorrer a esse tipo de antecipação porque, nesses casos, elas perdem parte do recurso”, pondera o especialista.
Dicas para elevar a restituição
Abaixo, listamos uma série de dicas definitivas para elevar o valor que você vai receber na restituição do Imposto de Renda neste ano de 2024
- Declare gastos com saúde
Se você deseja elevar o valor da sua restituição, a principal dica é declarar os seus gastos com saúde. Estamos falando de pagamentos de despesas médicas com dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, planos de saúde, internações em hospitais particulares e exames ou similares
- Declare os gastos com educação
No caso da educação, existe um limite que pode ser declarado dentro do sistema do Imposto de Renda, que é de R$ 3.651,50 por pessoa listada. Mas o fato é que mesmo com esta limitação, declarar estas despesas também pode fazer com que a sua restituição seja elevada.
- Gastos com dependentes
Outro ponto que pode fazer com que a sua restituição seja elevada é a declaração de gastos com dependentes. Mas lembre-se que nem todo mundo que reside com você pode ser considerado um dependente. Este é um sistema que precisa ser indicado pela Receita Federal.
Calendário de pagamentos
Vale lembrar que a Receita Federal já divulgou o calendário completo de pagamentos da restituição do Imposto de Renda para este ano de 2024. Como dito, a primeira liberação deve acontecer já no dia 31 de maio. As demais deve ser escalonadas no decorrer deste ano. Veja abaixo:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto; e
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Assim como ocorreu nos anos anteriores, a Receita Federal vai obedecer a uma ordem de prioridade para o recebimento desta restituição:
- idosos acima de 80 anos;
- idosos entre 60 e 79 anos;
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- contribuintes que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.