Português para estrangeiros: confira 5 podcasts

Há um vasto material sobre o português na internet, de modo que é muito fácil encontrar matérias, livros, artigos e vídeos que expliquem os assuntos que estudamos na escola formalmente. No entanto, a maior parte desse material é voltada para os brasileiros, que são falantes maternos do português.

Estudar o português sendo estrangeiro exige outro materiais, principalmente daqueles que ajudem com a aquisição do vocabulário, com conversação e outros tópicos que todo estrangeiro interessado em aprender um novo idioma precisa. Por isso, apresentamos abaixo cinco programas de áudio que abordam português para estrangeiros.

5 podcasts para estrangeiros aprenderem português

TMP – Todo Mundo Pod

Em primeiro lugar, apresentamos o Todo Mundo Pod, um programa do jornalista Marcos Sales. A proposta do podcast é justamente de oferecer materiais em português para que não nativos entrem em contato com o português brasileiro. Desse modo, além dos áudios, é possível acessar também as transcrições. Os temas são diversos, portanto, são excelentes para aprender novas palavras.

Fala Gringo!

Fala Gringo!, por sua vez, conta com episódios sobre a língua e cultura brasileira abordando diversos temas atuais com a profundidade adequada para o nível intermediário. Os episódios têm duração de cerca de vinte minutos e por meio deles é possível aprender novas palavras, além de aprender sobre os costumes dos brasileiros. Além disso, o Fala Gringo! está disponível no Spotify.

Brasil com Ricardo 

No ar desde 2019, o Brasil com Ricardo apresenta diversos programas sobre futebol, pandemia, expressões da língua, carnaval, música brasileira e muito mais! Estudantes de todos os níveis podem acompanhar o programa. Ele é perfeito para estrangeiros estudarem o português, mas pode ser interessante também para os brasileiros.

Vou Falar Português 

Esse podcast foi pensado para ajudar estrangeiros que querem aprender o português do Brasil. Também disponível no Spotify, o Vou Falar Português, guiado por Leonardo, é especialmente voltado para o idioma. Assim, traz episódios bem curtos, de menos de 10 minutos, sobre expressões do idioma.

Brazilian Portuguese Podcast (BPP)

Por fim, apresentamos um podcast que ensina o português em inglês. Ideal para estrangeiros que falam inglês iniciarem os estudos do português, o material é gratuito. Além disso, é possível assinar uma lista para receber as lições extra. A equipe do BPP traz conteúdos sobre gramática, pronúncia, vocabulário e conversação.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.