Portabilidade do crédito imobiliário sobe 200% em 2019, afirma BC - Notícias Concursos

Portabilidade do crédito imobiliário sobe 200% em 2019, afirma BC

O estímulo à portabilidade aconteceu por causa da queda das taxas de juros

Nesta terça-feira, 3 de junho, o Banco Central (BC) deu dados sobre a portabilidade de crédito imobiliário em 2019. A portabilidade de contratos de crédito para compra do imóvel próprio subiu 200% ano passado.

Foram feitas 4.610 operações ano passado. Se levar em conta renegociações de contratos com o mesmo banco, foram cerca de 6 mil operações de 2019, totalizando R$ 2,15 bilhões.

O Banco Central também explicou que há renegociações de mercado sem envolvimento de outro banco. Nessas renegociações, o tomador e o banco entram em acordo sobre redução de taxas. Nessa modalidade, foram feitas renegociações em cerca de 30 mil contratos, totalizando R$ 9,94 bilhões em 2019.

O aumento da portabilidade do crédito imobiliário aconteceu por causa da queda dos juros básicos nos últimos anos. Essa queda também é sentida em outras linhas de crédito. Nos dias de hoje, a taxa Selic está em 3% ao ano, valor de mínima histórica.

Por fim, de acordo com o Banco Central, se considerar operações contratadas antes de 2019, fossem adimplentes ou com taxas de juros acima de 10%, há milhares de operações que poderiam se favorecer da portabilidade. E o favorecimento poderia ocorrer de forma direta ou indireta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?