Principais pontos de análise entre mercado de massa e mercado de nicho
Pode ser viável ao empreendedor atuar no mercado de massa ou de nicho? Considerando que traz mais possibilidades de ganho, através de um único foco, o mercado de nicho parece ser mais atrativo.
Entretanto, há pontos que podem ser considerados quanto ao mercado de nicho e mercado de massa. Por isso, reunimos alguns pontos para que possa analisar.
Fator concorrência
A concorrência no mercado de massa é alta, pois a concorrência está por todos os lados. Já no mercado de nicho, a concorrência é baixa, já que um mercado restrito não interessa para grandes empresas. Todavia, há nichos de mercado que concorrem entre si, por isso inovação é um diferencial.
Preços
A precificação no mercado de massa sempre será mais baixa em relação ao nicho. Haja vista que grandes estoques fazem negociações privilegiadas com os fornecedores. Assim sendo, a precificação no mercado de nicho é mais alta, porém quando pensamos nisso, o preço pode valer o diferencial. Esse fator pode não ser negativo.
Margem de lucro
A lucratividade no mercado de massa é baixa quando falamos em unidade, uma vez que a lucro do mercado de massa é oriunda do volume de vendas. Já no mercado de nicho a margem é alta, haja vista que a lucratividade é oriunda de um produto.
Liderança de mercado
É difícil a competição de liderança com as grandes marcas, até mesmo entre as próprias líderes de mercado. Já no mercado de nicho é possível ser líder, desde que atue com estratégias.
Investimentos e Foco
Para atuar no mercado de nicho o investimento inicial é baixo, o que não ocorre no mercado de massa. Já quanto ao foco, no mercado de nicho o foco é ser especialista, e ter informações para o cliente. Já o foco no mercado voltado para grandes públicos é o preço. Por isso, o empreendedorismo no mercado de nicho está em alta, dadas as possibilidades de sucesso.