Poluição química ambiental: O que é, causas e consequências

A poluição química afeta diretamente o solo e a água, prejudicando severamente o meio ambiente por causa do uso excessivo e ilegal de produtos químicos. 

A poluição química, assim como outros problemas ambientais poderão aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e concursos da área ambiental. 

Para saber mais sobre o assunto, continue no artigo e fique por dentro de tópicos importantes sobre ela! 

Principais causas da poluição química

A poluição química pode acontecer de maneira intencional ou acidental. A primeira forma é a mais comum, afinal muitas indústrias lançam produtos químicos nos rios, lagos ou na rede de esgoto do município, sem realizar o devido tratamento. 

Há também ocorrências de poluição na zona rural, por meio da contaminação do solo pelo uso excesso e ilegal de pesticidas e agrotóxicos. 

Consequências

A poluição química extingue qualquer possibilidade de vida nos rios e lagos atingidos pelos produtos químicos. 

Dessa maneira, o ecossistema como um todo pode ser extremamente prejudicado. Sendo assim, peixes, plantas, aves que vivem no local podem morrer e até mesmo serem extintos. 

Já no solo, ela pode contaminar os lençóis freáticos, nascentes de água ou deixar o terreno impróprio para praticar agricultura, pecuária ou até mesmo a construção imobiliária. 

Além disso, quando os seres humanos bebem a água contaminada pelos produtos químicos, eles podem desenvolver doenças ou até mesmo ir a óbito. 

Descontaminação

A descontaminação do solo ou da água é um processo que possui um alto custo e muitas vezes ocorre de maneira demorada. 

Em outros casos como terrenos contaminados por produtos químicos, que ficam muitos anos sem utilização por conta do grau elevado de contaminação e também pelo poder tóxico do poluente. 

Já quando o assunto é a poluição química de rios, lagos e córregos o problema é seríssimo, pois a água leva o contaminante para todo lugar, prejudicando severamente a fauna e flora que habitam o local. 

Neste caso, é comum o produto químico ficar depositado no fundo do rio, atrapalhando muito o processo de descontaminação. 

Principais poluentes químicos

Produtos tóxicos minerais

  • Sais de metais pesados
  • Sais minerais
  • Mercúrio
  • Ácidos
  • Chumbo
  • Álcalis

Produtos tóxicos orgânicos

  • Fenóis
  • Hidrocarbonetos
  • Detergentes

Você sabia?

Contaminar o meio ambiente é crime ambiental. Qualquer pessoa ou empresa que gerar poluição química podem estar sujeitas a multas ou até mesmo serem julgadas e presas pelo ato. 

Em situações de poluição química severa, algumas espécies de animais podem acabar sendo extintas. 

Brasil, Índia, China, Rússia (países emergentes), apresentam altos níveis de poluição química no planeta. 

Por fim, no dia 11 de janeiro é celebrado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Poluição radioativa: O que é, causas e consequências

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.