Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, para o portal UOL, nesta quinta-feira (18), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva descartou a possibilidade de um segundo turno Bolsodoria nas eleições de 2022.
O Bolsodoria, citado por Lula, é uma referência à aliança formada em 2018 pelos então candidatos ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB), e à presidência da República, Jair Bolsonaro (à época PSL).
À época, a parceria entre os políticos de centro-direita e extrema-direita funcionou e ambos foram eletos. Hoje, porém, os rumos de Doria e Bolsonaro se distanciaram na medida em que as próximas eleições presidenciais surgiram no radar brasileiro.
Por essa razão, Lula não acredita que dois candidatos de direita irão ao segundo turno. Para ele, a maior probabilidade é de que um candidato de esquerda rivalize no segundo turno com um candidato da direita.
Bolsodoria na direita e frente ampla na esquerda?
Apertado por Alencar a falar sobre a frente ampla, Lula desconversou e não assumiu que um segundo turno em que o PT fosse cabeça de chapa daria uma nova vitória para Jair Bolsonaro.
Segundo ele, houveram pessoas sem coragem para votar em Haddad em 2018, na medida em que falar de terceira via é quase um “conto de fadas”.
Lula disse que Bolsonaro tem no máximo 30% de aprovação, enquanto é rejeitado por 70% da população brasileira.
Veja Também: Últimas Notícias do Brasil e Fique 100% informado(a)