PNLD: O que é e como funciona?

Diariamente, estudantes de todo o país utilizam seus livros para resolver exercícios, acompanhar a aula, ou fazer qualquer outra atividade relacionada ao ensino. Os livros didáticos são, portanto, indispensáveis para a compreensão e aprendizagem do conteúdo escolar. Por isso, no Brasil, há o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), que é um dos maiores programas de distribuição de livros do mundo. O trabalho do PNLD é feito pela editora FTD.

Como funciona o PNLD?

O PNLD compra e distribui material didático, literário e pedagógico com o objetivo de auxiliar o professor durante o ano letivo. Essa distribuição ocorre de forma gratuita para as escolas da rede pública. Além disso, há a regularidade de um ciclo de quatro anos.

Segundo os dados, todos os anos 160 milhões de livros didáticos, em média, são entregues em mais de 150 mil escolas de todo o país. Desse modo, o PNLD atinge cerca de 50 milhões de estudantes em todo o Brasil. Os livros atendem desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As obras participam de um edital e passam por todo um processo minucioso até serem aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC). O FNDE, em parceria com o MEC, estabelece e divulga as regras e as editoras submetem suas obras. Em seguida, especialistas fazem uma avaliação pedagógica minuciosa e os livros considerados aprovados são inseridos no Guia do Livro Didático.

Os livros geralmente contêm particularidades, sejam em informações ou em atividades propostas. Por isso, a escola, juntamente com os profissionais, analisam cada material com o objetivo de selecionar as obras que estejam alinhadas com o nível de conhecimento e a necessidade dos seus alunos.

As obras passam por um ciclo que dura quatro anos. Assim, as escolas não atendidas em um dado ciclo recebem posteriormente livros correspondentes ao número de matrículas registradas ou à reposição de obras variadas. Além de livros, as escolas recebem ainda materiais de suporte digital, por exemplo, e outros materiais voltados para a gestão escolar.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.