PM-RN tem edital iminente; veja dicas de preparação

Saiba como se preparar para este certame

Um novo concurso PM-RN está prestes a ser publicado. Então, se você tem interesse em ingressar na carreira policial não pode deixar de conferir o nosso conteúdo. Pois, hoje mostraremos mais informações para este processo seletivo bastante esperado.

A expectativa é que o edital do concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte seja publicado em breve. Este fator se justifica, pois, na última terça-feira, 17, a banca organizadora (IBFC) fez um teste com a página de inscrição.

Desse modo, os ajustes para a publicação do novo concurso entram em sua fase final. Por isso, se você ainda não está se preparando para essa grande chance, chegou a hora de dar início a sua rotina de estudos para garantir uma vaga.

Não deixe de nos acompanhar até o final para conferir todos os detalhes sobre o concurso PM-RN 2023.

Confira as vagas para o concurso PM-RN

Para quem estava esperando pelo concurso PM-RN 2023 saiba que a publicação do edital deve sair em breve. Alguns detalhes sobre o certame é que as vagas são para homens e mulheres que desejam seguir carreira na área da polícia.

A divulgação do novo concurso está prevista para o início deste ano. Desse modo, deve ofertar um número significativo de vagas. Uma vez que o último concurso aconteceu somente em 2018, com a oferta de 938 vagas.

No entanto, para esse ano estão previstas a disponibilidade de 1.158 vagas de nível superior distribuídas da seguinte forma: 1.128 vagas para soldados (praças) e 30 para o posto de praças na carreira de músico. Ainda, sobre as renumerações iniciais, o valor está na faixa dos R$3.571,82.

Logo, se você ficou interessado em assumir um dos cargos, não pode deixar de conferir a seguir os novos requisitos obrigatórios para o concurso PM-RN.

Veja os novos requisitos necessários

Conforme dito anteriormente, o último concurso PM-RN foi realizado em 2018. Porém, o aconteceram algumas mudanças nas exigências. Por isso, é fundamental verificar quais foram essas alterações para evitar transtornos na hora de fazer a inscrição.

De acordo com a Lei Complementar nº 725, sancionada a pouco tempo, foram alterados os requisitos de ingresso por meio do concurso PM-RN. Entre as mudanças estão a estatura e as idades mínima e máxima.

Portanto, as novas condições para esse segmento seguem da seguinte forma: a altura mínima para candidatos do sexo masculino é de 1,60 m. Enquanto, para o sexo feminino, a altura mínima exigida é 1,55 m.

A idade permitida para fazer a inscrição é no mínimo 21 anos e 35, o máximo. Ainda conforme a lei, para os cargos de policiais, bombeiros, saúde e músicos, a corporação vai aceitar o nível Tecnólogo para ingresso.

Saiba tudo o que estudar para o concurso PM-RN

Para conseguir uma vaga no concurso PM-RN é necessário muito estudo, dedicação e força de vontade. Além disso, vale ressaltar que ingressar nessa área é o sonho de muitas pessoas.

No entanto, para conseguir uma vaga para um dos cargos, é essencial conhecer o conteúdo aplicado nas provas. Só assim, é mais fácil para iniciar os estudos para o certame. Dessa forma, confira a seguir as disciplinas cobradas no último concurso.

O processo seletivo da PM-RN foi composto por 6 etapas e o curso de formação. Então, a primeira delas foi a prova objetiva composta pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Geografia do Brasil e do Rio Grande do Norte, Noções de Direito Constitucional.

Além dessas ainda foram cobradas: Noções de Direito Penal, Noções de Legislação Extravagante, Legislação Específica da Polícia Militar e Noções de Direito Penal Militar.

Como se preparar para o concurso PM-RN

Saber das disciplinas cobradas nos concursos é essencial para dar início na preparação. Porém, como visto anteriormente, além da prova objetiva, o certame é composto por outras etapas. Aliás, que também são obrigatórias.

Por isso, vamos conferir as outras 5 etapas que compõem o concurso PM-RN e como se preparar para elas. Após, a aplicação da prova objetiva, está a prova discursiva que é composta por uma redação. Vale lembrar que a etapa também é eliminatória.

Para compor um bom texto, é importante estar bem informado sobre as atualidades do Brasil e do mundo. Em seguida, vem os exames de saúde e teste de aptidão física, avaliação psicológica, Investigação Social e avaliação de títulos.

Com todas essas informações, já é possível começar a se preparar para garantir uma vaga e ingressar na carreira Policial.

Agora que você já sabe como estar bem preparado para o concurso PM-RN é só aguardar a divulgação do edital para realizar a inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.