A plataforma digital De Criança Para Criança (DCPC), uma startup brasileira, desenvolve desde 2015 um guarda-chuva de metodologias inovadoras em educação.
A partir do Criando Juntos, principal frente do grupo, leva para as salas de aula um método que transforma o ensino convencional, colocando as crianças como protagonistas no centro da aprendizagem. Os personagens do imaginário infantil ganham vida e passam a fazer parte das disciplinas escolares.
O professor passa a ter um papel bastante importante como mediador, liderando discussões entre os alunos sobre as temáticas e disciplinas abordadas, A ideia é que coletivamente criem histórias, utilizando a linguagem verbal, gestual e sonora.
O programa tem sido realizado em mais de 20 instituições de ensino privadas e realizou pilotos durante o período de pandemia em escolas públicas de São Caetano, Indaiatuba e outros municípios. “O conteúdo agora é gerado pelas crianças e não mais pelos adultos”, explica Gilberto Barroso, cofundador da startup.
O De Criança para Criança já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc.) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia.
Os professores gravam essa narração em um celular e tiram fotos das ilustrações dos alunos, que devem ser carregadas na plataforma da DCPC, que desenvolve desenhos animados baseados nas histórias. “Quando a criança passa a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%”, destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso.
Projetos para a educação de crianças
A proposta da plataforma, que já está em fase de desenvolvimento nas versões inglês e espanhol, é expandir os horizontes da educação e fazer com que esses conteúdos sejam vistos e compartilhados em todo o mundo.
Além disso, objetiva que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e possa contribuir com as futuras carreiras profissionais das crianças, tornando-as cidadãos mais preparados para as constantes mudanças do mundo. A atuação do DCPC está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências dentro da sua metodologia Criando Juntos, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.
Além das redes sociais do grupo, o De Criança Para Criança também está disponível na TV ZYN, plataforma digital do SBT, na Zoomoo Kids, todos os dias às 10h e 15h30, e na programação da TV Ratimbum.
Mais sobre a proposta
O programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem.
Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas.
A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.
E então, o que achou da novidade?
Não deixe de ler também – Educação: Livro mostra a história de 21 estudantes que mudaram a escola