Planos para a mitigação dos riscos relacionados à administração e à execução das políticas das reservas internacionais
Confira os planos para a mitigação dos riscos relacionados aos processos administrativos do Banco Central. Saiba mais!
Conforme informações oficiais, estão identificados atualmente os riscos nos processos relacionados à administração e à execução das políticas das reservas internacionais e definidos os planos para a mitigação dos riscos relacionados a tais processos, informa o Banco Central do Brasil (BCB).
Planos para a mitigação dos riscos relacionados à administração e à execução das políticas das reservas internacionais
O Registro Histórico de Eventos (RHE), por sua vez, consiste em criar um banco de dados de incidentes de riscos operacionais, que podem ser de dois tipos: eventos e quase eventos.
Registro Histórico de Eventos (RHE)
Essa ferramenta garante o monitoramento de incidentes e viabiliza a análise de tendências para subsidiar a melhoria dos controles, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).
A consideração dos eventos de risco
A consideração dos eventos de risco que se materializaram é um potente instrumento para reavaliar processos, evitar novas perdas, além de corrigir eventual percepção errada quanto aos riscos potenciais presentes em cada processo de trabalho.
O objetivo dos ICRs
O objetivo dos ICRs é auxiliar na avaliação e no monitoramento de risco operacional em processos relacionados à gestão das reservas internacionais. No que se refere aos aspectos operacionais, a aplicação das reservas internacionais envolve os processos de investimento, conformidade e liquidação das operações, explica o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial.
A conformidade e a liquidação
A conformidade e a liquidação são procedimentos críticos na gestão das reservas, por afetarem os aspectos de segurança, liquidez e rentabilidade em um ambiente com liquidação em diferentes moedas, praças e fusos horários.
A movimentação e a diversificação em termos de ativos
Para essas atividades, tão importantes quanto o volume de reservas são a movimentação e a diversificação em termos de ativos, por apresentarem fluxos adicionais de trabalho e, portanto, maior exposição a riscos operacionais.
Movimentação financeira
Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), em 2021, o giro alcançou movimentação financeira equivalente a US$4,51 trilhões, com a realização de 9.906 operações, estimativa de trânsito de 88.409 mensagens Swift e lançamento de 748.799 registros contábeis.
O número total de incidentes operacionais
Diferentemente dos números de contratação, que consideram o valor do negócio, nos processos de conformidade e liquidação são contados todos os fluxos vinculados às operações em razão dos riscos potenciais de alguma falha operacional.
Em 2021, o número total de incidentes operacionais representou 2,6% do total de operações realizadas, informa o Banco Central do Brasil (BCB) através de recente divulgação oficial realizada em março de 2022. A plataforma oficial da instituição é uma fonte importante de informações para o cidadão obter um parâmetro geral sobre a economia.