Geografia: Tudo sobre o planeta Urano

O planeta Urano é frequentemente chamado de “gigante gasoso” porque é amplamente feito de hidrogênio e gás hélio. Mas, nas últimas décadas, os astrônomos passaram a chamá-lo de “gigante do gelo” devido à abundância de gelo em sua atmosfera e camada de manto.

Este mundo distante era um mistério desde a época em que foi descoberto por William Herschel em 1781. Vários nomes foram sugeridos para o planeta, incluindo Herschel após seu descobridor. Eventualmente, Urano ( pronuncia-se “VOCÊ-ruh-nuss” ) foi escolhido. O nome na verdade vem do antigo deus grego Urano, que era o avô de Zeus, o maior de todos os deuses.

O planeta permaneceu relativamente inexplorado até que a espaçonave Voyager 2 passou voando em 1986. Essa missão abriu os olhos de todos para o fato de que mundos gigantes gasosos são lugares complexos.

Dados de Urano

Urano está muito distante do Sol, orbitando a cerca de 2,5 bilhões de quilômetros. Por causa dessa grande distância, leva 84 anos para fazer uma viagem ao redor do sol.

Ele se move tão devagar que astrônomos como Herschel não tinham certeza se era um corpo do sistema solar ou não, já que sua aparência era quase como uma estrela imóvel.

Eventualmente, entretanto, após observá-lo por algum tempo, ele concluiu que era um cometa, já que parecia estar se movendo e parecia um pouco confuso. Observações posteriores mostraram que Urano era, de fato, um planeta.

Mesmo que Urano seja principalmente gás e gelo, a quantidade de seu material o torna bastante massivo: aproximadamente a mesma massa de 14,5 Terras. É o terceiro maior planeta do sistema solar e mede 160.590 km ao redor de seu equador.

Urano visto de fora

Você também pode gostar:

A “superfície” de Urano é na verdade apenas o topo de sua enorme plataforma de nuvens, coberta por uma névoa de metano. Também é um lugar muito frio. As temperaturas chegam a 47 K (o que equivale a -224 C). Isso a torna a atmosfera planetária mais fria do sistema solar. Também está entre as mais ventosas, com fortes movimentos atmosféricos que provocam tempestades gigantes.

Embora não dê nenhuma pista visual das mudanças atmosféricas, Urano tem estações e clima. No entanto, eles não são como em qualquer outro lugar. Eles são mais longos e os astrônomos observaram mudanças nas estruturas das nuvens ao redor do planeta e, em particular, nas regiões polares.

Por que as estações uranianas são diferentes? É porque Urano gira em torno do Sol de lado. Seu eixo é inclinado em pouco mais de 97 graus. Durante algumas partes do ano, as regiões polares são aquecidas pelo Sol, enquanto as áreas equatoriais são apontadas para longe. Em outras partes do ano uraniano, os pólos são apontados para longe e o equador é mais aquecido pelo sol.

Essa inclinação estranha indica que algo realmente ruim aconteceu a Urano no passado distante. A explicação mais semelhante para os pólos tombados é uma colisão catastrófica com outro mundo há milhões e milhões de anos.

Urano de dentro

Como os outros gigantes gasosos em sua vizinhança, Urano consiste em várias camadas de gases. A camada superior é composta principalmente de metano e gelo, enquanto a parte principal da atmosfera é composta principalmente de hidrogênio e hélio com alguns gelados de metano.

A atmosfera externa e as nuvens escondem o manto. É feito principalmente de água, amônia e metano, com grande parte desses materiais na forma de gelo. Eles circundam um minúsculo núcleo rochoso, feito principalmente de ferro com algumas rochas de silicato misturadas.

E então, gostou de conhecer mais sobre Urano?

Leia também – Planeta Mercúrio: Saiba o que estudar para sua prova

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.