Planeta Mercúrio: Saiba o que estudar para sua prova

Imagine tentar viver na superfície de um mundo que alternadamente congela e coze ao orbitar o sol. É assim que seria viver no planeta Mercúrio – o menor dos planetas terrestres rochosos do sistema solar.

Além disso, Mercúrio é o mais próximo do Sol e o mundos internos do sistema solar com mais crateras. Conheça características principais para estudar para provas!

Mercúrio visto da Terra

Mesmo estando tão perto do Sol, os observadores na Terra têm várias chances por ano de localizar Mercúrio. Isso acontece quando o planeta está mais distante do sol em sua órbita.

Geralmente, os observadores das estrelas devem procurá-lo logo após o pôr do sol (quando está no que é chamado de “maior alongamento oriental”, ou pouco antes do nascer do sol, quando está no “maior alongamento ocidental”.

Qualquer planetário de desktop ou aplicativo de observação de estrelas pode fornecer os melhores tempos de observação para Mercúrio. Ele aparecerá como um pequeno ponto brilhante no céu oriental ou ocidental e as pessoas sempre devem evitar procurá-lo quando o Sol está alto.

Do quente ao frio, do seco ao gelado

Mercúrio é um planeta extremo no que diz respeito às temperaturas da superfície devido à combinação de seu ano curto e rotação axial lenta.

Além disso, sua proximidade com o Sol permite que partes da superfície fiquem muito quentes, enquanto outras partes congelam no escuro. Em um determinado dia, as temperaturas podem ser tão baixas quanto 90 K e chegar a 700 K. Somente Vênus fica mais quente em sua superfície coberta por nuvens.

As temperaturas frias nos pólos de Mercúrio, que nunca veem qualquer luz do sol, permitem que o gelo depositado por cometas em crateras permanentemente sombreadas, exista lá. O resto da superfície está seca.

planeta mercúrio

Tamanho e estrutura

Mercúrio é o menor de todos os planetas, exceto o planeta anão Plutão . Com 15.328 quilômetros ao redor de seu equador, Mercúrio é ainda menor que a lua de Júpiter, Ganimedes, e a maior lua de Saturno, Titã.

Sua massa (a quantidade total de material que contém) é de cerca de 0,055 Terras. Aproximadamente 70 por cento de sua massa é metálica (significando ferro e outros metais) e apenas 30 por cento de silicatos, que são rochas feitas principalmente de silício.

O núcleo de Mercúrio é cerca de 55 por cento do seu volume total. Bem no centro está uma região de ferro líquido que se espalha conforme o planeta gira. Essa ação gera um campo magnético, que é cerca de um por cento da força do campo magnético da Terra.

E então, gostou de conhecer as características de Mercúrio?

Não deixe de ler também – Saturno: Características que você precisa saber sobre o planeta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.