Ao contrário do planejamento tático, o planejamento operacional é de curto prazo, e é focado nas tarefas e operações do dia a dia da empresa.
Em um resumo, ele traduz os planejamentos estratégico e tático no trabalho das pessoas, indicando o que eles podem fazer e como fazer no dia a dia.
Portanto, é a rotina de atividades necessárias para atingir os objetivos maiores do planejamento.
Elaboração do planejamento operacional
O planejamento operacional é subdividido até atingir um ponto de detalhamento.
Nesse momento as coisas já devem estar definidas e claras para ir a prática, portanto, nesse ponto termina o planejamento e começa a ação.
O planejamento começa a ser elaborado a partir de:
Rotinas e procedimentos
Na empresa é preciso estabelecer certos procedimentos e rotinas, eles determinam como uma tarefa estabelecida dever ser cumprida.
É importante mencionar que é preciso que eles sejam escritos de formas simples, para serem compreendidos com clareza por aqueles que irão utilizá-los e implantá-los.
As rotinas são procedimentos padronizados e formalizados.
Vamos falar um pouco sobre os procedimentos, eles são os que descrevem os métodos que as atividades cotidianas devem ser executadas.
Os procedimentos são importantes por que:
- ajudam a organizar as atividades, uniformizando padrões de trabalho;
- dispensam a necessidade de verificações, dando uma margem de autonomia de trabalho aos empregados de níveis hierárquicos mais baixos.
- evitam que o trabalho seja refeito, de ter que explicar tudo cada vez que algo precise ser feito.
Os procedimentos são apresentados, usualmente, em forma de fluxogramas que representam uma sequência de ações ou rotinas.
Programas
Eles são detalhados e contêm atividades que devem ser executadas e o tempo e os prazos para cada uma delas.
Variam de formatos simples, como calendários, cronogramas de produção, todos utilizando computadores.
- calendários – definem as datas em que cada atividade deve acontecer.
- cronogramas – contém linhas com as atividades a serem desempenhadas e colunas com as datas que devem ser concluídas.
Com o auxílio de softwares de gestão, é possível desenvolver cronogramas para projetos mais complexos, com muitas atividades.
Orçamentos
São planos operacionais que relacionam a necessidade de recursos financeiros com períodos de tempo e atividades a desempenhar.
Regulamentos
Referem-se ao comportamento esperado das pessoas na organização, definindo o que pode e o que não pode ser feito, e como devem se comportar.
É comum nas empresas, existir regulamentos referentes a comportamento no ambiente de trabalho, normas de segurança e saúde ocupacional, além de prevenção e acidentes de trabalho.