Planejamento financeiro: poupança e novos hábitos
É possível viabilizar uma poupança através de um planejamento financeiro que contemple novos hábitos. Veja dicas!
O desafio de viabilizar uma poupança através do planejamento financeiro pessoal
Viabilizar uma poupança pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem nunca realizou nenhum tipo de planejamento. No entanto, é possível para qualquer pessoa iniciar um planejamento financeiro pessoal e direcionar uma poupança de forma objetiva.
Separe os seus custos fixos de seus custos variáveis
Todavia, para que alcance esse objetivo é importante que você separe os seus custos fixos de seus custos variáveis, realizando uma espécie de mapeamento sobre suas finanças e isso porque essa separação irá direcionar a sua renda para que você possa verificar em quais hábitos dentro da sua rotina você pode realizar algum tipo de alteração.
Faça trocas viáveis financeiramente
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca sobre a sua conta corrente.
Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança da mesma forma você pode realizar outras trocas, como cancelar uma TV a cabo e assinar um serviço de streaming, por exemplo, ainda que você acredite que esses valores são baixos, direcione-os para a poupança.
Foque em novos hábitos e questione seu comportamento de consumo
O foco de um planejamento financeiro eficiente para uma pessoa que nunca realizou nenhum tipo de controle é exatamente iniciar um controle sobre seus gastos e questionar seus hábitos de consumo. Por isso, você deve viabilizar valores para a poupança, independentemente do quanto for.
Pequenas mudanças e grandes resultados
Já que ao direcionar valores para uma poupança sempre que você gerar uma economia, você estará estimulando novos hábitos para ser uma pessoa econômica de forma natural.
Certamente essa mudança fará muita diferença na sua vida em longo prazo. Por isso, o foco dentro do planejamento é verificar os seus gastos atuais para que você possa verificar pequenas mudanças que irão gerar grandes resultados.
Estabeleça metas em curto, médio e longo prazo
Visto que através da adoção de novos hábitos você poderá alcançar diversos objetivos, estabelecendo metas em curto, médio e longo prazo.
Tenha paciência com o seu processo
No entanto, tenha paciência com o seu processo para mudar de hábitos, pois mudar hábitos requer disciplina. Por isso, direcione valores para a poupança. Pois, posteriormente você poderá viabilizar valores fixos e elevados para essa finalidade.