Dicas para o seu planejamento financeiro pessoal
É muito importante que você tenha foco no seu planejamento financeiro pessoal para que possa viabilizar uma poupança e alcançar diversos objetivos.
No entanto, para que você alcance esse resultado é importante que faça um mapeamento de sua situação financeira atual. Visto que através desse mapeamento poderá direcionar diversos controles e categorizar suas despesas, viabilizando suas metas em curto, médio e longo prazo.
Faça o mapeamento sobre a sua situação financeira atual
Faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira atual. Primeiramente faça uma espécie de mapeamento sobre a sua situação financeira atual, ou seja, separe seus gastos fixos de seus gastos variáveis para que tenha clareza sobre o que você realmente ganha, o quanto você gasta e o quanto você realmente deve.
Faça trocas viáveis financeiramente
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, você pode realizar o mesmo tipo de troca sobre a sua conta corrente.
Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança da mesma forma você pode realizar outras trocas, como cancelar uma TV a cabo e assinar um serviço de streaming, por exemplo, ainda que você acredite que esses valores são baixos, direcione-os para a poupança.
Tenha clareza sobre suas metas pessoais
Coloque suas metas pessoais dentro do seu planejamento, separando-as por prazos. Ou seja, você pode separá-las por prazo curto, médio e longo, para que você possa ter clareza sobre as ações possíveis.
Além disso, você pode também tomar ações que geram economia, sem exatamente inseri-las em uma meta. Dessa forma, você estará realizando uma mudança de hábitos.
Direcione valores economizados para a poupança
Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados com essas trocas para a sua poupança. Isso porque no início do seu planejamento financeiro pessoal o seu foco deve ser a economia e não exatamente os valores guardados.
Sendo assim, ao criar o hábito de guardar dinheiro, você certamente passará a questionar o seu hábito de compra e evitar compras por impulso para que possa direcionar os valores para a poupança.
Alcance seus objetivos
Essas dicas são adaptáveis, no entanto, é importante que você tenha esses pontos como um direcionamento para que possa alimentar o hábito da poupança e alcançar seus objetivos em longo prazo.