A elaboração de um planejamento financeiro pessoal deve ocorrer de forma direcionada e assertiva. No entanto, essa objetividade pode ser bastante desafiadora para quem não realiza nenhuma forma de gestão financeira pessoal.
Sendo assim, são muitas etapas pertinentes a tal elaboração, por isso, os pontos aqui citados devem ser adaptados à sua rotina e objetividade.
É importante que você separe seus custos fixos de seus custos variáveis, de modo que você tenha clareza sobre quais são as suas possíveis ações e mudanças dentro da sua rotina.
Primeiramente, para que o seu planejamento financeiro seja resolutivo, é importante que faça um mapeamento de sua situação financeira atual. Esse mapeamento é uma espécie de separação de seus gastos fixos e variáveis. Sendo assim, após separá-los é importante categorizá-los.
Resumidamente, são gastos fixos os gastos referentes à manutenção da sua rotina, como o fornecimento de água, energia elétrica, gás, telefone, plano de saúde, supermercado, internet, aluguel etc. Já os demais gastos são variáveis, ainda que sejam parcelamentos, visto que possuem data final.
Por isso, para facilitar essa administração financeira pessoal, você pode realizar trocas de rotina e utilizar ferramentas de gestão. Dessa forma, para que o seu controle se torne facilitado, é possível que utilize ferramentas de gestão, como o Trello. Visto que essa é uma ferramenta que facilita a definição de metas empresariais e pessoais.
Além disso, dentro do seu planejamento, é possível realizar trocas financeiramente viáveis. Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção sem anuidade, visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança.
Direcionar valores para uma poupança pode ser um desafio pessoal para muitas pessoas. Por isso, é muito importante que você faça um planejamento financeiro objetivando uma reserva de emergência. Além disso, tenha a poupança como um hábito, direcionando todos os valores oriundos de suas mudanças, ainda que sejam valores baixos.
Posteriormente à elaboração de uma reserva de emergência, é possível que você alcance outras metas pessoais através da elaboração assertiva da poupança, direcionando valores fixos para essa finalidade.