Planejamento estratégico: etapas para elaborar projetos sólidos - Notícias Concursos

Planejamento estratégico: etapas para elaborar projetos sólidos

Confira as principais etapas para elaborar projetos bem estruturados e definir o planejamento estratégico empresarial. Saiba mais!

Confira as principais etapas para elaborar projetos bem estruturados dentro de um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é a base de todas as empresas. Pois, qualquer tipo de empreendimento, independentemente da ideia, precisa ser planejado para que cresça de maneira sólida e consistente. Cada passo irá compor a estrutura do projeto e caso não seja bem estruturado, poderá resultar em um “castelo de cartas”.

1ª etapa

A primeira etapa consiste em tornar a ideia tangível, ou seja, trazer para o mundo real algo que, até então, não passava de uma ideia.

2ª etapa

A segunda etapa consiste em responder algumas perguntas que serão a base para a construção do planejamento. Existem diversos métodos que podem ser aplicados nessa etapa, um dos mais conhecidos no mundo da administração é o 5W2H.

5W2H

Esse método sugere algumas perguntas que, após serem respondidas, nortearão o projeto. É composto por 7 perguntas em inglês, 5 delas começam com W as outras 2 com H.

O quê? (What?): essa pergunta tem por objetivo responder qual é a sua ideia, qual é o objeto e/ou meta?

Porque? (Why?): responda qual é o principal motivo do seu projeto? Qual benefício ele trará às pessoas?

Quem? (Who?): quem será o responsável pelo projeto. Se houver uma equipe deverá ser descrito quem serão essas pessoas, quais os atributos técnicos, respectivos cargos, responsabilidade, atividades, entre outras informações.

Quanto? (How much?): quanto custa a sua ideia? Responda essa pergunta descrevendo todos os valores que serão necessários em seu projeto. Quando o assunto é finanças cada detalhe importa, até os que parecem insignificantes.

Como? (How?): como citado no item anterior, os detalhes são tão importantes quanto os objetivos. Essa pergunta visa demonstrar quais caminhos serão percorridos até o objetivo do projeto. Descreva pormenorizadamente quais ações, atividades, tarefas e/ou decisão deverão compor a estrutura do projeto.

Quando? (When?): realize o cronograma para a realização das atividades propostas no item anterior. Faça um cronograma que abranja tudo o que foi proposto.

Onde? (When?): qual a localização do seu projeto, quais departamentos estarão envolvidos?

3ª etapa

A 3ª etapa consiste em colocar todo o planejamento em prática. Nesta etapa as atividades e prazos propostas entram em ação.

4ª etapa

E, por fim, a 4ª e última etapa consiste no controle do planejamento. Nenhum projeto é estático, mudanças podem e devem ocorrer durante o processo de execução, por isso, é comum ouvirmos dizer que essa etapa é a mais longa, devido a sua constância. O controle e avaliação de qualquer planejamento é feito constantemente, já que somente assim será possível prever e se antecipar aos erros, além de realizar ajustes que se façam necessários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?