Planejamento estratégico: etapas para elaborar projetos sólidos
Confira as principais etapas para elaborar projetos bem estruturados e definir o planejamento estratégico empresarial. Saiba mais!
Confira as principais etapas para elaborar projetos bem estruturados dentro de um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é a base de todas as empresas. Pois, qualquer tipo de empreendimento, independentemente da ideia, precisa ser planejado para que cresça de maneira sólida e consistente. Cada passo irá compor a estrutura do projeto e caso não seja bem estruturado, poderá resultar em um “castelo de cartas”.
1ª etapa
A primeira etapa consiste em tornar a ideia tangível, ou seja, trazer para o mundo real algo que, até então, não passava de uma ideia.
2ª etapa
A segunda etapa consiste em responder algumas perguntas que serão a base para a construção do planejamento. Existem diversos métodos que podem ser aplicados nessa etapa, um dos mais conhecidos no mundo da administração é o 5W2H.
5W2H
Esse método sugere algumas perguntas que, após serem respondidas, nortearão o projeto. É composto por 7 perguntas em inglês, 5 delas começam com W as outras 2 com H.
O quê? (What?): essa pergunta tem por objetivo responder qual é a sua ideia, qual é o objeto e/ou meta?
Porque? (Why?): responda qual é o principal motivo do seu projeto? Qual benefício ele trará às pessoas?
Quem? (Who?): quem será o responsável pelo projeto. Se houver uma equipe deverá ser descrito quem serão essas pessoas, quais os atributos técnicos, respectivos cargos, responsabilidade, atividades, entre outras informações.
Quanto? (How much?): quanto custa a sua ideia? Responda essa pergunta descrevendo todos os valores que serão necessários em seu projeto. Quando o assunto é finanças cada detalhe importa, até os que parecem insignificantes.
Como? (How?): como citado no item anterior, os detalhes são tão importantes quanto os objetivos. Essa pergunta visa demonstrar quais caminhos serão percorridos até o objetivo do projeto. Descreva pormenorizadamente quais ações, atividades, tarefas e/ou decisão deverão compor a estrutura do projeto.
Quando? (When?): realize o cronograma para a realização das atividades propostas no item anterior. Faça um cronograma que abranja tudo o que foi proposto.
Onde? (When?): qual a localização do seu projeto, quais departamentos estarão envolvidos?
3ª etapa
A 3ª etapa consiste em colocar todo o planejamento em prática. Nesta etapa as atividades e prazos propostas entram em ação.
4ª etapa
E, por fim, a 4ª e última etapa consiste no controle do planejamento. Nenhum projeto é estático, mudanças podem e devem ocorrer durante o processo de execução, por isso, é comum ouvirmos dizer que essa etapa é a mais longa, devido a sua constância. O controle e avaliação de qualquer planejamento é feito constantemente, já que somente assim será possível prever e se antecipar aos erros, além de realizar ajustes que se façam necessários.