O final de outubro marca o primeiro mês com as alterações no Pix e desde a última sexta-feira (29) foi iniciado também o Open Banking. A medidas tem como intuito facilitar ainda mais a vida dos clientes e também prevenir contra golpes e fraudes.
No caso do Pix, a transferência noturna passou a ter limite de R$ 1 mil das 20h e às 06h. Quanto ao Open Banking foi iniciada a 3ª etapa de implementação, que consiste na liberação de pagamentos por aplciativos que diferentes dos bancos, como redes sociais e lojas.
Além disso, está previsto também para ser lançado, em breve, o Pix Saque e o Pix Troco. O primeiro funciona com transferir o dinheiro que deseja sacar para o estabelecimento participante e receber o valor em mãos ou então, no caso do Pix Troco, pagar sua compra e ainda receber o dinheiro a mais que depositou.
As funcionalidades devem ser de graça para todos os clientes e os lojistas devem receber taxa pré-estabelecida.
Veja também:Chave Pix: 4 golpes mais aplicados por criminosos
As medidas são uma maneira de coibir crimes, já que, de acordo com o Banco Central, “os baixos valores a serem eventualmente obtidos em tais ações tendem a não compensar os riscos”.
“Os mecanismos de segurança presentes no Pix e nos demais meios de pagamento não são capazes de eliminar por completo a exposição de seus usuários a riscos, mas com o trabalho conjunto do Banco Central, das instituições reguladas, das forças de segurança pública e dos próprios usuários, será possível mitigar ainda mais a ocorrência de perdas”, completou o banco.