Pix: saiba como alterar limites estabelecidos pelas instituições financeiras - Notícias Concursos

Pix: saiba como alterar limites estabelecidos pelas instituições financeiras

Saiba como alterar limites no Pix estabelecidos pelas instituições financeiras participantes. Confira mais informações sobre a ferramenta!

Como realizar um Pix?

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, para realizar um pagamento via Pix, você pode:

  • ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento;
  • utilizar a opção “Pix Copia e Cola”, com ela você cola o código relacionado ao QR Code. Opção para quando você está usando o seu celular e não pode fazer a leitura do QR code pela câmera. Essa opção também pode ser usada no internet banking; 
  • informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone, essa opção também pode ser usada no internet banking;
  • Usar o serviço de iniciação de transação de pagamento.
  • Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há alternativamente a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC. Essa opção pode ser usada quando o usuário recebedor não tiver chave Pix cadastrada, por exemplo.

Transações feitas pelo Pix

De forma geral, qualquer transação de pagamento pode ser feita por Pix, independentemente de suas características, como valor, característica do recebedor, característica do bem ou serviço comprado, horário, etc.

 Assim, podem ser realizadas transferências entre pessoas, pagamento de taxas e impostos, compra de bens ou serviços, inclusive no comércio eletrônico, pagamento de fornecedores e qualquer outra transação podem ser feitas por meio do Pix, informa o BC. O BC esclarece que a única condição para que a operação se concretize é que o recebedor aceite o Pix.

Como alterar os limites estabelecidos pelas instituições participantes?

Conforme informa o BC, os usuários do Pix que não acharem adequado os limites estabelecidos pela instituição podem solicitar ajuste, seja para aumentar ou reduzir o valor.

No caso de clientes pessoas físicas a gestão dos limites pode ser feita pelo próprio aplicativo da instituição, na opção “Meus Limites Pix”. Assim sendo, as solicitações de redução do limite devem ser acatadas imediatamente. Já as solicitações de aumento do limite devem ser respondidas:

  • em até 1 hora, caso a solicitação seja feita entre 6 e 20 horas (inclusive sábados, domingos e feriados);
  • até às 7 horas do dia útil seguinte à solicitação, caso a solicitação seja feita entre 20 e 6 horas; e
  • acatadas até às 7 horas do dia útil seguinte à solicitação, caso o limite esteja dentro do previsto no Anexo I da IN nº 20, de que trata a questão 3 acima.

No caso de clientes pessoas jurídicas, a partir de 1º de julho de 2021, a solicitação para diminuir o valor do limite deve ser acatada em até 1 dia útil. Já para aumentar o valor do limite, a solicitação deve ser respondida em até 2 dias úteis, informa o BCB. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?