PIX permitirá transferências internacionais em 2023? Conheça o Nexus!

O Bank Of International Settlements (BIS), ou Banco de Compensações Internacionais (na tradução para o português), conhecido como o Banco Central dos bancos centrais, está criando o Nexus, uma espécie de PIX internacional.

Atualmente, o PIX é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Com um pouco mais de dois anos em atividade, já foram registradas 5,4 bilhões de transferências. Desse modo, a ferramenta do Banco Central (BC), superar as operações com o cartão de crédito e débito.

Contudo, embora seja cheio de vantagens, como transferências de altos ou pequenos valores em segundos, o PIX é um serviço, apenas, nacional. Quando o assunto são transações para outros lugares do mundo, o meio de pagamento não é procurado, sem contar os custos envolvidos.

Pensando nisso, o Bank Of International Settlements (BIS), ou Banco de Compensações Internacionais (na tradução para o português), conhecido como o Banco Central dos bancos centrais, está criando o Nexus, uma espécie de PIX internacional. Conheça a novidade a seguir.

 

O que é o PIX internacional? 

Em suma, o PIX Internacional pretende conectar os países com um único sistema de transações. Ou seja, a intenção é criar uma plataforma para transferências internacionais, praticamente da mesma forma que o PIX nacional funciona, só que para o exterior.

Para o advogado e especialista em tecnologia, Ronaldo Lemos, “seria um sistema de pagamentos instantâneos como o nosso PIX, capaz de enviar dinheiro de forma imediata, 24 horas por dia e sete dias por semana, para qualquer outro destinatário final, em qualquer parte do mundo.”

 

Como o PIX internacional deve funcionar?

De acordo com o BIS, o PIX internacional (Nexus) permitirá que as transações sejam realizadas em até um minuto tanto para pessoas físicas como para compras online entre os países. Neste sentido, a plataforma deve trabalhar em dois elementos principais: integração entre os sistemas de pagamentos internacionais e conversão de moedas.

Sendo assim, para que a nova ferramenta funcione com integridade, é necessário que todos os fatores citados sejam desenvolvidos em perfeita sincronia. Lembrando que o Nexus não é um produto nacional, mas sim mundial, logo, é possível que haja algumas diferenças com o sistema de pagamentos que conhecemos.

 

Quais as vantagens do PIX internacional?

Ainda segundo o BIS, o objetivo é realizar transações em até um minuto tanto entre pessoas físicas como em compras online. A seguir, confira as vantagens do PIX internacional, segundo o banco:

  • Inclusão financeira: um sistema internacional integrado com um rápido fluxo e com redução de custos;
  • Transparência: exibição das taxas de transferência e das taxas de câmbio antes de o consumidor completar o pagamento;
  • Confiança e segurança: reafirmação de dados antes que a transação seja realizada para garantir que o dinheiro está sendo enviado para a pessoa certa.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.