O PIX é uma mudança na maneira como as empresas e as pessoas pagam, recebem e transferem valores.
O PIX é um meio de pagamento instantâneo, sendo assim, é uma melhoria criada pelo Banco do Brasil para direcionamento rápido de recursos, já que possibilita transferência entre contas em segundos.
Por isso, é uma inovação que funciona 24 horas por dia todos os dias. É possível realizar um PIX a partir de qualquer conta, corrente, poupança pré-paga ou uma carteira digital. O PIX é uma inovação que acompanha os fluxos inerentes à era digital.
Segundo o próprio site do Banco do Brasil, os objetivos do PIX são os seguintes:
O PIX está disponível para as pessoas que possuem uma conta corrente, poupança ou pré-paga, sendo que já são mais de 734 instituições aprovadas pelo banco central que disponibilizam essa oferta. Sendo assim, para realizar um PIX basta acessar o site da instituição financeira na qual possui conta.
Originalmente, o PIX não estabelece limite de valor para pagamentos e transferências, visto que é possível transferir valores a partir de 0,01 centavo.
No entanto, o Banco do Brasil permite que as instituições financeiras estabeleçam limites máximos baseadas em seus próprios critérios com a finalidade de minimizar as fraudes e golpes.
Todavia, é permitido que os clientes solicitem ajustes em seus limites estabelecidos pelas instituições financeiras de acordo com a sua necessidade, bem como, em alguns casos pode ser solicitada a redução do valor. Entenda melhor como funcionam as chaves PIX dos através deste link.
Certamente, essa é uma inovação que se adapta ao comportamento do cliente. Haja vista que na atualidade, quanto mais rápido ocorrerem as transações, melhor é para a economia de uma forma geral.
Por isso, esse é um recurso que traz melhorias aos usuários. Visto que considera a facilidade da internet nos smartphones. Decerto que o PIX evidencia a tendência quanto aos fluxos financeiros dentro do mercado atual.