O Pix é uma inovação tecnológica que revolucionou os meios de pagamento no Brasil. Trouxemos algumas curiosidades sobre o Pix e seu funcionamento. Confira!
O Pix é uma revolução nos meios de pagamentos do Banco Central. Sendo assim, é uma alternativa a TED, DOC e boletos para pagamentos, recebimentos e transferências de maneira totalmente digital.
O Pix permite transferência e pagamentos em até 10 segundos, em qualquer dia da semana, 24 horas por dia.
Não há compartilhamento de dados pessoais ou bancários. Pois, é possível que repasse apenas a sua chave, podendo ser um dos dados escolhidos pelo usuário titular da conta.
É gratuito para pessoa física, independentemente das instituições financeiras. Por isso, bancos diferentes realizam transações via Pix.
As empresas, principalmente os estabelecimentos comerciais, podem receber pagamentos sem maquininha.
O Pix é totalmente digital e criptografia. Por isso, é tido como um meio eficaz e seguro.
A maior transação PIX no Brasil foi de 6,3 milhões. Bem como, o maior recebimento via PIX foi de 4,8 milhões, ambas entre contas PJ.
Mais de 90% dos recebimentos e mais de 80% dos pagamentos realizados pelo PIX são referentes a transações entre Pessoas Físicas.
Embora funcione por 24 horas por dia, o maior volume de transações ocorrem em horário bancário convencional, havendo uma intensidade nas quartas e sextas-feiras no período da tarde.
Além disso, o período da manhã que mais possui transações Pix é entre 11:00hs e meio-dia. As datas que mais ocorrem transação Pix no Brasil são os dias 15 e 30 de cada mês.
São opções de chaves PIX:
CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular e chave aleatória.
O Pix suporta dois tipos de QR, o QR Code dinâmico e o QR Code estático.
O QR Code dinâmico permite um código por transação. Sendo assim, se refere a um código exclusivo para cada transação. No entanto, além do valor, pode incluir outras informações, como a identificação do recebedor para aumentar a segurança da transação.
Se refere a um único código que vale para múltiplas transações Assim sendo, a empresa pode trabalhar com valor fixo ou especificado pelo pagador. É muito comum esse código ser disponibilizado em restaurantes e lojas, por exemplo.