O Nubank permite que seus clientes façam transações via PIX utilizando o limite do cartão de crédito. A vantagem é que os vendedores recebem o valor integral na hora, enquanto os consumidores garantem um prazo maior para pagar. Além disso, em alguns estabelecimentos é possível parcelar a compra.
Apesar da ferramenta ser vantajosa em determinadas situações, é importante saber que em certas instituições financeiras pode haver a cobrança de taxas de juros. “As pessoas precisam ficar atentas porque o Pix com cartão de crédito tem juros e, normalmente, elas não sabem disso. Elas assumem que é como o cartão de crédito, que não tem juros quando o pagamento da fatura é feito até o vencimento. Precisa fazer conta.”, explica Carlos Castro, planejador financeiro da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar).
Segundo informações disponibilizadas pelo Nubank, existem duas formas de fazer um PIX utilizando o crédito no banco digital. Uma das possibilidades é utilizar uma chave PIX. Para isso, os usuários devem abrir o aplicativo, acessar a área do sistema de pagamentos e clicar em “Transferir”. Em seguida, será preciso digitar o valor da transferência e inserir a chave PIX de quem irá receber o valor.
O cliente do Nubank deve confirmar os dados da pessoa que irá receber a transferência e clicar em “Escolher como transferir” se estiver tudo certo. Por fim, basta clicar em “Cartão de crédito”, selecionar a quantidade de parcelas e digitar a senha de quatro dígitos.
A outra forma de fazer um PIX utilizando o crédito do cartão é por QR Code. Para isso, basta clicar em “Pagar” na tela inicial do aplicativo e selecionar a opção “Pagar Pix com QR Code”. Desta forma, será preciso clicar em “Ler QR code” para conseguir escanear o código.
Se as informações de quem receberá a transferência estiverem corretas, basta tocar em “Escolher como pagar” e, em seguida, “Cartão de Crédito”. Por fim, basta selecionar a quantidade de parcelas desejadas e digitar a senha de quatro dígitos.
Por se tratar de uma operação onde serão cobradas taxas de juros, o Nubank informa que o PIX no crédito pode não ser vantajoso em todas as situações. Apesar disso, em alguns momentos a ferramenta pode auxiliar bastante os clientes do banco digital.
O serviço pode ser utilizado em momentos onde o cliente não deseja perder a oportunidade de um bom negócio, um exemplo disso são situações onde lojistas oferecem descontos para pagamentos à vista, mas o cliente não possui dinheiro em conta. Nesses casos, dependendo do desconto o PIX no crédito pode ser um aliado.
Outra situação bastante comum é quando os prestadores de serviço só aceitam pagamentos em dinheiro ou PIX. Nesses casos, apesar do cliente não poder realizar o pagamento com o cartão de crédito, ainda é possível utilizar o limite para isso. Mais informações sobre o PIX no crédito do Nubank podem ser obtidas nos canais oficiais do banco digital.