O que é o Pix
Criado pelo Banco Central, o Pix é mais uma opção para efetuar o pagamento de contas e compras do dia a dia, fazer transferências e ainda receber pagamentos de forma instantânea, define a Caixa.
Sendo assim, o valor entra na conta de destino em segundos, mesmo que a operação seja realizada entre bancos diferentes. Os serviços do Pix estão disponíveis a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados. Por isso, fazer um Pix é mais fácil e rápido que efetuar uma TED, DOC ou utilizar o cartão de débito. Além de ser gratuito para pessoas físicas.
Chave Pix
Conforme informa a Caixa, a chave Pix é o dado que representa a sua conta dentro do Pix. Sendo assim, ao invés de informar todos aqueles dados bancários e pessoais a quem vai transferir um dinheiro para você, agora é só mandar uma informação: a sua Chave Pix!
Além disso, a Caixa complementa a informação, já que essa chave pode ser o seu CPF, número de telefone celular, e-mail. Ou ainda, uma chave aleatória, gerada pelo sistema. Portanto, cada uma dessas chaves só pode ser vinculada a uma de suas contas bancárias, mas se você quiser, pode cadastrar todas as chaves Pix numa única conta.
A Caixa observa que primeiro é necessário cadastrar a sua Chave Pix no canal da Caixa de sua preferência. Essa ação vincula a chave escolhida à sua conta bancária e, só a partir daí, você poderá fornecê-la para receber transferências e pagamentos.
Como cadastrar?
O cadastro da chave Pix é parecido entre as instituições bancárias, no entanto, na Caixa, você pode cadastrar sua Chave Pix pelo App Caixa, Caixa Tem, pelo Internet Banking ou nos terminais de autoatendimento, disponíveis nas agências da CEF, conforme informações oficiais. Sendo assim, ao acessar o canal escolhido, você encontrará facilmente o ícone do Pix e orientações para fazer o cadastramento da sua chave.
Como funciona o Pix
Conforme informações da Caixa, se você vai receber (pessoa física ou jurídica), cadastre a sua Chave na Caixa e forneça para quem vai fazer a transferência do valor para você. Também é possível gerar um QR Code e disponibilizar para quem vai efetuar o pagamento.
QR Code
Os estabelecimentos comerciais podem gerar QR Codes, com ou sem valor fixo, e deixar visíveis no balcão para agilizar os pagamentos de seus clientes, informa a Caixa.
Sendo assim, se você vai pagar ou transferir, acesse o ícone do Pix no Internet Banking. Ou ainda, o app Caixa ou Caixa Tem na opção “Pagar/Transferir” e informe a Chave de quem vai receber o valor. Outra opção é capturar com a câmera do celular o QR Code gerado pelo recebedor, ressalta a CEF.