PIX já é aceito em mais da metade das maiores empresas do e-commerce

PIX já é aceito em mais da metade das maiores empresas do e-commerce

Perto de completar um ano de funcionamento, o PIX alcançou uma marca importante. O sistema de pagamentos instantâneos, utilizado por mais de 40 milhões de brasileiros, já é aceito por mais da metade dos maiores lojistas online do país, segundo um levantamento divulgado nesta quarta-feira (10), pela consultoria e desenvolvimento de planos de negócios Gmattos.

O estudo aponta que das 59 lojas pesquisadas, que juntas representam 85% do setor de e-commerce nacional, 50,8% já aceitavam PIX em setembro. Dentre as empresas participantes, estão gigantes como Americanas, Magalu, Amazon, Carrefour, Mercado Livre, iFood, Renner, Netshoes, Uber, Sephora e Submarino.

Este dado referente a setembro representa um aumento de 10,1% em relação a julho, quando apenas 40,7% contavam com suporte para a novidade. Com isso o PIX passa a ocupar a terceira posição entre as formas de pagamento mais relevantes no setor do comércio online no Brasil. O crédito continua líder absoluto nesse quesito, com 98,3%.

Outro destaque foi a adoção de 83% do boleto bancário, que ficou logo à frente do PIX como o segundo meio de pagamento preferido entre os lojistas. Ainda segundo a consultoria Gmattos, caso a proporção de ganho permaneça estável, o novo sistema de pagamentos instantâneos deve chegar ao final do ano com um percentual de adoção similar ao do boleto, com 80%.

Apesar das novas alterações, as vendas online não serão afetadas

O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao PIX fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema. Alterações divulgadas no fim de agosto definem, entre outras regras, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), para R$ 1 mil no período noturno, entre as 20 e 6 horas.

Entretanto, Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos, afirma que essa mudança não deve prejudicar o desempenho de aceitação da modalidade relacionada ao e-commerce.

“A concentração das compras online é muito forte em dias úteis, entre 8h e 19h, período em que a nova regra não tem influência. Compras de passagens aéreas são mais distribuídas pela noite ou madrugada ou nos finais de semana, mas esse tipo de aquisição, de ticket médio alto, é o menos propenso ao PIX”, explicou o CEO.

O PIX impulsionará vendas no e-commerce brasileiro durante a Black Friday

A Black Friday deste ano ocorrerá no dia 26 de novembro, e será praticamente a primeira edição da maior promoção do ano com o PIX sendo tão utilizado, já que o sistema de pagamento eletrônico foi lançado em 16 de novembro de 2020, 10 dias antes da última Black Friday, época que ainda não era tão popular. Ou seja, chegou a hora de ver o PIX em ação.

Para se ter uma ideia, em janeiro de 2021, outro estudo da consultoria Gmattos apontava que apenas 17% das lojas online aceitavam PIX. A tendência, ainda de acordo com a pesquisa, é que até o fim do mês de novembro, 70% dos lojistas online já estejam permitindo o método de pagamento.

Algo que definitivamente incentiva o e-commerce a correr atrás da integração com o PIX são os mais de 100 milhões de usuários cadastrados no programa de pagamentos instantâneos. Além do salto em aceitação, a pesquisa identificou outra tendência: lojas que têm oferecido promoções para quem efetua pagamentos via PIX.

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