Pix Garantido: entenda a modalidade que pode competir com o cartão de crédito
Com intuito de aprimorar ainda mais a ferramenta, o BC vem criando recursos para deixar a utilização do Pix mais modernizada. Um deles é o Pix Garantido.
O Pix foi implementado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020, e desde então os pagamentos instantâneos têm sido um dos mais utilizados pelos brasileiros.
Com intuito de aprimorar ainda mais a ferramenta, o BC vem criando recursos para deixar a utilização do Pix mais modernizada. Um deles é o Pix Garantido. Entenda a seguir!
O que é o Pix Garantido e como funciona?
A saber, o Pix Garantido é uma modalidade de pagamento, na qual você fará um agendamento de Pix. A operação ocorrerá independentemente se houver saldo na conta ou não. Essa é uma afirmação de Giancarllo Melito, advogado especialista em Meios de Pagamento e Fintechs, sócio do escritório Barcellos Tucunduva.
“No Pix Garantido a instituição que detém a conta do usuário vai se comprometer a realizar o pagamento, ainda que não tenha saldo na conta. O cliente poderá parcelar as suas compras, por exemplo, em 12 parcelas”, explica o executivo.
Vale ressaltar que pelo Pix Agendado, não há a recorrência de pagamento. Por ele, o usuário pode agendar um pagamento, assim como cancelar a ação até a data prevista.
Melito ainda afirma que pelo Pix Garantido também é possível agendar os pagamentos recorrentes. “É um produto que, na prática, acaba sendo um grande concorrente do cartão de crédito”, diz o advogado.
“Como muitas instituições que oferecem Pix ainda não possuem autorização de funcionamento pelo BC, pode haver situações nas quais o recebedor não confie na instituição e não queira correr o risco”, ressalta Melito.
“Mas, o mais provável, é que o BC estabeleça critérios para que as empresas que irão oferecer o Pix Garantido, como ser uma instituição autorizada pelo BC, ou possuir capital mínimo, ou outro critério de solvabilidade mínima”, complementa.
Por fim, a novo recurso funcionará junto a instituição que o oferecer, garantindo assim os pagamentos e o cobrindo dos riscos. “Mas, de fato, não sabemos ainda exatamente como isso se dará, porque ainda não existe a norma do BC”, encerra Giancarllo.
Veja como fazer o PIX usando chave ou QR Code
Com a chave:
Na prática, no campo de “chave Pix” no aplicativo do seu banco, informe a chave concedida pela pessoa que receberá o dinheiro. Ela pode ser um endereço de e-mail, telefone, CPF ou um número aleatório.
Lembrando que para você usar a ferramenta precisa ter cadastrado uma chave Pix com antecedência. É importante que essa chave seja diferente de outra que você já tenha cadastrada em um outro aplicativo de banco.
Em suma, as pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves, enquanto as jurídicas, até 20 chaves. As transferências são gratuitas para pessoas físicas e, em alguns casos, podem ser cobradas de pessoas jurídicas.
Com QR Code:
Já para usar o Pix com pagamento via QR Code, será necessário um celular para ler o QR Code ou código de barras disponível na conta. Esta é a melhor forma de pagamentos de tarifas públicas, impostos e boletos como das contas do dia a dia.
No mais, além da opção de chaves ou leitura de QR Code e código de barras, também é possível fazer pagamento via TED, informando os dados bancários da pessoa que vai receber o dinheiro.